Desde 2018, o programa Viagem de Estudos à Alemanha conta com uma novidade: os alunos têm a oportunidade de desenvolver trabalhos voluntários nas cidades onde realizam o curso de Língua Alemã.
Em julho de 2019, aproximadamente 160 alunos embarcaram rumo à Alemanha para vivenciar uma experiência inesquecível: em companhia dos amigos e de professores do Colégio Cruzeiro, puderam estudar o idioma, ficar hospedados em casas de famílias alemãs e promover atividades culturais, esportivas, recreativas e de educação ambiental nas cidades de München, Köln, Stuttgart, Nürnberg e Tübingen.
“Além de contribuir para o aperfeiçoamento da Língua Alemã, os alunos têm a oportunidade de praticar a cidadania numa experiência internacional. Conhecer seus hábitos, ampliar seus horizontes, cantar e distribuir atenção para crianças, levar a alegria do povo brasileiro para idosos, além de conhecer mais sobre os projetos ambientais de outras instituições”, destaca Luciane Hentschke, Coordenadora da Ação Social da Instituição, que é membro do PEA-UNESCO - Programa de Escolas Associadas da UNESCO e, por meio da Ação Social, materializa as suas ideias e os seus ideais.
A inserção das atividades voluntárias ao programa Viagem de Estudos vem complementar o trabalho desenvolvido pelo Projeto de Ação Social, desde 2006, nas unidades Centro e Jacarepaguá do Colégio Cruzeiro. A Ação Social dá suporte a atividades de voluntariado protagonizadas por alunos desde o 6º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Os voluntários atuam em instituições parceiras desenvolvendo atividades de recreação infantil e adulta, esportivas, musicais, contação de histórias, reforço escolar, ensino de Língua Alemã e educação ambiental, por exemplo, tendo sob orientação um professor e/ou colaborador da SBH|Colégio Cruzeiro.
A partir de 2015, a participação voluntária passou a fazer parte do histórico escolar dos alunos da Instituição. Aos alunos que participam da proposta de voluntariado na Alemanha, o certificado é entregue tendo respaldo da Instituição alemã. "Nossa ideia é impactar positivamente a vida das pessoas, promover mudanças e viabilizar alternativas de melhorar o mundo; mostrar que não é só o povo brasileiro que precisa de solidariedade, pois Ação Social é feita em qualquer lugar", destaca Luciane.
Em 2022, a 3ª edição do Projeto de Ação Social do Colégio Cruzeiro | SBH na Alemanha contou com, aproximadamente, 114 alunos do Colégio Cruzeiro, que experimentaram a alegria de compartilhar solidariedade e ajuda ao próximo em quatro cidades: Köln, München, Stuttgart e Tübingen.
Em 2023, na 4ª edição do Projeto de Ação Social do Colégio Cruzeiro | SBH na Alemanha, mais de 100 alunos puderam viver a experiência de praticar atividades de voluntariado em cinco cidades desse país europeu: Augsburg, Köln, München, Stuttgart e Tübingen.
Em 2024, na 5ª edição do Projeto de Ação Social do Colégio Cruzeiro | SBH na Alemanha, aproximadamente 120 alunos do Colégio Cruzeiro realizaram trabalho voluntário em seis cidades: Augsburg, Köln, München, Münster, Stuttgart e Tübingen.
Em 2025, na 6ª edição do Projeto de Ação Social do Colégio Cruzeiro | SBH na Alemanha, aproximadamente 200 alunos do Colégio Cruzeiro desenvolveram atividades voluntárias em cinco cidades: Augsburg, Köln, München, Stuttgart e Tübingen.
No Café Tür an Tür, o grupo de Augsburg participou de uma ação social voltada ao diálogo e à integração com refugiados e imigrantes de diferentes países. Os alunos atuaram como baristas, promoveram rodas de conversa e entregaram lembranças do Brasil, encerrando o encontro com uma roda de samba.
Em Köln, os alunos visitaram duas unidades da Cruz Vermelha Alemã, nos bairros de Ehrenfeld e Chorweiler, onde organizaram estações lúdicas para crianças refugiadas, incluindo jogos, brincadeiras e pintura. A ação reforçou o compromisso com o acolhimento e a inclusão social.
O grupo München realizou ação social em um alojamento de refugiados em Dachau, em parceria com a Cáritas. A programação incluiu atividades recreativas, artísticas e esportivas com as crianças, além da entrega de presentes, fortalecendo o espírito solidário e a compreensão intercultural.
Alunos do grupo Stuttgart realizaram trabalho voluntário na cidade de Tübingen, promovendo integração com jovens refugiados de diversas nacionalidades. As atividades incluíram pintura coletiva de um quadro do Pão de Açúcar, confecção de pizzas e jogos recreativos, fortalecendo laços culturais e a empatia entre os participantes.
Em parceria com a Cáritas, os alunos do grupo Tübingen atuaram no Projeto Passerelle, envolvendo-se em oficinas de cerâmica, culinária e esportes. A iniciativa proporcionou momentos de convivência, troca cultural e sensibilização sobre a realidade de crianças e jovens refugiados.