AÇÃO SOCIAL

Desde 2018, o programa Viagem de Estudos à Alemanha conta com uma novidade: os alunos têm a oportunidade de desenvolver trabalhos voluntários nas cidades onde realizam o curso de Língua Alemã.

Em julho de 2019, aproximadamente 160 alunos embarcaram rumo à Alemanha para vivenciar uma experiência inesquecível: em companhia dos amigos e de professores do Colégio Cruzeiro, puderam estudar o idioma, ficar hospedados em casas de famílias alemãs e promover atividades culturais, esportivas, recreativas e de educação ambiental nas cidades de München, Köln, Stuttgart, Nürnberg e Tübingen.

“Além de contribuir para o aperfeiçoamento da Língua Alemã, os alunos têm a oportunidade de praticar a cidadania numa experiência internacional. Conhecer seus hábitos, ampliar seus horizontes, cantar e distribuir atenção para crianças, levar a alegria do povo brasileiro para idosos, além de conhecer mais sobre os projetos ambientais de outras instituições”, destaca Luciane Hentschke, Coordenadora da Ação Social da Instituição, que possui o título de Escola Associada à UNESCO. 

A inserção das atividades voluntárias ao programa Viagem de Estudos vem complementar o trabalho desenvolvido pelo Projeto de Ação Social, desde 2006, nas unidades Centro e Jacarepaguá do Colégio Cruzeiro. A Ação Social dá suporte a atividades de voluntariado protagonizadas por alunos desde o 6º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Os voluntários atuam em instituições parceiras desenvolvendo atividades de recreação infantil e adulta, esportivas, musicais, contação de histórias, reforço escolar, ensino de Língua Alemã e educação ambiental, por exemplo, tendo sob orientação um professor do Colégio Cruzeiro.

A partir de 2015, a participação voluntária passou a fazer parte do histórico escolar dos alunos da Instituição. Aos alunos que participam da proposta de voluntariado na Alemanha, o certificado é entregue tendo respaldo da Instituição alemã. "Nossa ideia é impactar positivamente a vida das pessoas, promover mudanças e viabilizar alternativas de melhorar o mundo; mostrar que não é só o povo brasileiro que precisa de solidariedade, pois Ação Social é feita em qualquer lugar", destaca Luciane.

Em 2022, a edição do Projeto de Ação Social do Colégio Cruzeiro | SBH na Alemanha contou com, aproximadamente, 114 alunos do Colégio Cruzeiro, que experimentaram a alegria de compartilhar solidariedade e ajuda ao próximo em quatro cidades: Köln, München,  Stuttgart e Tübingen. 

Em 2023, na 4ª edição do Projeto de Ação Social do Colégio Cruzeiro | SBH na Alemanha, mais de 100 alunos puderam viver a experiência de praticar atividades de voluntariado em cinco cidades desse país europeu. Confira:

Em Augsburg, a visita realizada teve como pauta o meio ambiente e a sustentabilidade. Nossos voluntários visitaram a fazenda Youfarm, um espaço pedagógico que recebe crianças da comunidade local uma vez por semana para aprendizados relacionados ao meio ambiente. O espaço também é aberto para alunos e professores de escolas públicas da região.  

Na ocasião, o grupo foi recebido por Frank Helbig e pôde conhecer um local que abriga ovelhas (e acompanha o crescimento delas) e ver a transformação da lã em produtos como esponja para banho, forro de bonecas, entre outros. Em seguida, Herr Helbig fez uma demonstração da transformação de madeira em carvão vegetal.

Köln

Em Köln, por meio da parceria com a Deutsches Rotes Kreuz (Cruz Vermelha Alemã), foram realizados dois dias de visita a quatro moradias de refugiados, na sua maioria, vindos da Albânia. 

Durante as visitas, nossos voluntários participaram de uma mini olimpíada, organizada pela Coordenadora Pedagógica da Cruz Vermelha Alemã, Frau Nicola. Foram realizadas atividades como bola na lata, pula saco, corrida do ovo na colher, dança do balão, entre outras.

München 

Em München, nossos voluntários visitaram duas instituições que trabalham com refugiados: a Freudentanz, que trabalha com crianças que fugiram com as suas mães da Nigéria e de Serra Leoa via Itália, e com a Cáritas. Foram realizadas atividades como apresentação de danças, futebol, basquete, vôlei, peteca e desenho. No caso da Cáritas, foi a primeira visita que os jovens refugiados ucranianos receberam desde que chegaram à Alemanha.

Em Stuttgart, nossos voluntários foram divididos em grupos e visitaram três instituições: Jugendhaus Heslach, dasCANN - JugendKULTURhaus Cannstatt e Kinder im Fokus, projeto do município de Ostfildern. 

No Jugendhaus Heslach, o grupo de voluntários teve a oportunidade de cozinhar com os jovens que foram passar a tarde no local. Foram feitos tapioca com morangos e Nutella e um bolo vegano de cenoura.

Já na instituição dasCANN - JugendKULTURhaus Cannstatt, o grupo teve a oportunidade de interagir com  jovens de Portugal e refugiados da Armênia. Foram realizadas atividades como basquete, videogame, sinuca e totó.

Divididos em dois locais na região de Ostfildern (Nellingen e Kemnat), os voluntários tiveram a oportunidade de trabalhar com crianças e jovens dos abrigos municipais (sem-abrigo) e refugiados, na sua maioria vindos da Síria, do Afeganistão, do Irã, do Iraque, da Arábia e da Turquia, junto ao projeto social Kinder im Fokus, coordenado pela pedagoga social, Nora Unterberger. 

Foram realizadas atividades como futebol, queimado, peteca, bolinha de sabão, entre outras, além de atividades de reforço escolar (ajuda na realização dos deveres de casa). Ao final, foi servido um lanche coletivo.

Em Tübingen, a instituição visitada foi a Asylzentrum. O local abriga jovens e adultos refugiados, vindos da Albânia, Sérvia, Macedônia e Bósnia. Durante o encontro, nossos alunos interagiram com  o público local realizando diversas atividades como: ajuda no dever de língua alemã, jogando totó, basquete, vôlei e peteca e, ao final, foi realizado um jogo com todos os alunos voluntários do Colégio Cruzeiro.

Histórico: