Projeto

Algumas Informações Sobre o Projeto

No primeiro ano as mobilidades têm um objetivo exploratório em termos de compreender quais são as metodologias e abordagens mais eficazes para melhorar o sucesso educativo e promover a integração. No segundo ano iremos aumentar o número de docentes de modo a ampliar o conhecimento das organizações. O terceiro ano servirá para consolidar o trabalho do segundo ano, aumentando o número de formandos.

Perfil dos participantes

Em relação aos formadores pretendemos envolver os que pertencem às áreas /disciplinas onde existe um maior número de formandos a demonstrar dificuldades nas aprendizagens.

Para que o formador possa promover eficazmente o sucesso dos formandos é necessário que tenha um repertório diversificado e substantivo de metodologias a aplicar no contexto educativo. A participação dos formadores em ações de formação no estrangeiro permitirá desenvolver as suas competências e consequentemente potenciar o sucesso.

Havendo uma maior partilha por parte dos professores dos seus métodos, ferramentas e até recursos, poderemos diversificar ainda mais o processo de ensino-aprendizagem.

Aprender novas metodologias também irá enriquecer as suas atividades e experiências cotidianas, permitindo aos formandos conseguir ultrapassar as suas dificuldades.

Quanto aos formandos, consideramos que serão privilegiados os jovens com menos oportunidades, menos recursos financeiros.

Inclusão

Os aprendentes que irão participar nas mobilidades serão indicados pelos seus docentes com o seu acordo e colaboração. Os formandos propostos serão sujeitos a uma análise feita por um júri que irá decidir quais serão os selecionados para a mobilidade.

Para além do mérito, a seleção irá privilegiar, os aprendentes com menos recursos, mais necessidades educativas, mais dificuldades no processo de ensino e aprendizagem. Poderão ser promovidas sessões de esclarecimento para os encarregados de educação, para ajudar a esclarecer dúvidas relacionadas com o projeto, assim como reforçar a ideia

de que esta poderá ser uma excelente oportunidade para o formando.

Os jovens participantes terão a responsabilidade de depois divulgar/partilhar a sua experiência através de sessões promovidas dentro da organização a que pertence e no consórcio.

Ambiente Sustentabilidade e Responsabilidade

A sustentabilidade e a responsabilidade ambiental estão no cerne das preocupações educativas das organizações do consórcio. Com este projeto incentivamos as escolas das organizações associadas a participam regularmente em diversos programas destinados a promover a responsabilidade e sustentabilidade ambiental tal como o programa Eco-Escolas, a promoção da alimentação saudável, ações de sensibilização e reciclagem, entre outros.

As reuniões preparatórias da candidatura são realizadas online, evitando-se deslocações e promovendo um comportamento responsável, sustentável e ecológico. No projeto iremos utilizar as plataformas digitais para comunicar e para partilhar aprendizagens adquiridas em mobilidade. 

Serão privilegiadas as viagens verdes (transporte ferroviário, carro partilhado, autocarro), sempre que possível.

Seleção dos participantes

Serão constituídos dois júris, um para os formandos e outro para os restantes.

O júri dos formandos é o responsável pela escolha dos formandos que irão participar nas mobilidades e estágios no estrangeiro e será constituído por:

O outro júri é o responsável pela apreciação das candidaturas e pela seleção dos candidatos e dos restantes participantes e será constituído por:

As candidaturas podem ser apresentadas individualmente ou em grupo e devem ser acompanhadas pela equipa local Erasmus+ do respetivo AE que esclarece dúvidas e orienta no sentido dos objetivos mais relevantes, tendo em consideração a globalidade das candidaturas.

A seleção das pessoas que participam em mobilidades de cada organização estará sujeita à regra da proporcionalidade (número de formandos do AE) e ao princípio da inclusão. 40 % das vagas para formandos serão reservadas para formandos com necessidades de saúde específicas, com dificuldades de aprendizagem ou com baixos recursos financeiros, nomeadamente imigrantes, refugiados e minorias com menos oportunidades.

Quem estiver interessado em conhecer melhor o enquadramento do Programa Erasmus+ pode consultar a informação na Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação e leo o Guia do Programa 2021.