9 Julho - III Encontro Erasmus+
A informação deste sítio da Internet refere-se específicamente a um projeto Erasmus+ KA1 para o setor do Ensino e Formação Profissional para o consórcio coordenado pelo Centro de Formação de Associação de Escolas CENFORES e que integra as escolas associadas que têm ensino e formação profissional.
Todas as pessoas que trabalham ou estudam no setor do ensino e formação profissional numa entidade pertencente ao consórcio são elegíveis para participar neste projeto.
Este consórcio Erasmus+ é coordenado pelo Centro de Formação de Associação de Escolas CENFORES e tem os seguintes parceiros:
Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado,
Agrupamento de Escolas Pedro Alexandrino,
Agrupamento de Escolas Adelaide Cabette,
Agrupamento de Escolas José Afonso, Loures.
Agrupamento de Escolas 4 de Outubro,
Agrupamento de Escolas de Caneças.
Só podem participar neste projeto pessoas que trabalham ou estudam numa destas organizações, (ou eventualmente outras que possam vir a integrar este consórcio no futuro).
Sim, se está a trabalhar com formandos do Ensino e Formação Profissional (Cursos Profissional, Cursos EFA de Dupla Certificação, Cursos CEF) é elegível para participar. Se só trabalha no setor da Educação Escolar ou da Educação e Formação de Adultos não pode participar neste projeto (ver projetos do setor escolar e do Ensino e formação Profissional). Se é elegível e quer participar neste projeto ou quer saber mais informações, sugerimos que preencha este formulário.
Sim. Deves preencher este formulário para sabermos que estás interessado e para podermos dizer-te o que é necessário fazer para poderes participar neste projeto.
Haverá processo de seleção e os formandos selecionados serão acompanhados por formadores.
Sou estudante de um curso EFA de dupla certificação numa escola acima indicada, posso participar neste projeto Erasmus+?
Sim. Deves preencher este formulário para sabermos que estás interessado e para podermos dizer-te o que é necessário fazer para poderes participar neste projeto.
Haverá processo de seleção e os formandos selecionados serão acompanhados por formadores.
Sim, se o período da realização da mobilidade seja no período de 1 ano após o término da formação.
Mobilidades são deslocações ao estrangeiro para atividades de formação (visitas a instituições de ensino / formação, períodos de estudo ou estágio no estrangeiro). Podem participar nas mobilidades estudantes que frequentem o Ensino e Formação Profissional e respetivos formadores, bem como todo o pessoas das organizações do consórcio que trabalham neste setor de educação.
Existem vários tipos de mobilidades para fins de desenvolvimento profissional:
Cursos estruturados - cursos presenciais de formação no estrangeiro,
Aprendizagem por observação (Jobshadowing) - as pessoas aprendem por observação em contexto profissional numa instituição Europeia,
Missões de Ensino - os docentes deslocam-se a outro país, durante um curto período de tempo, para ensinarem no seu campo de especialidade.
Estados-membros da união europeia (ue)
Bélgica, Bulgária, Chéquia, Dinamarca, Alemanha, Estónia, Irlanda, Grécia, Espanha, França, Croácia, Itália, Chipre, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Hungria, Malta, Países Baixos, Áustria, Polónia, Portugal, Roménia, Eslovénia, Eslováquia, Finlândia, Suécia
Países terceiros associados ao programa
Macedónia do Norte, Sérvia, Islândia, Listenstaine, Noruega, Turquia
Sim, se estás a frequentar um curso de ensino e formação profissional ou um curso EFA de dupla certificação numa escola do consórcio podes candidatar-te a um estágio profissional no estrangeiro. Consultar a informação relativa às candidaturas.
As pessoas com menos oportunidades são pessoas que, por motivos económicos, sociais, culturais, geográficos ou de saúde, devido à origem migrante, por motivos relativos a deficiência ou dificuldades educativas ou por quaisquer outros motivos, nomeadamente os que podem dar azo a práticas discriminatórias constantes do artigo 21.º da Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia, enfrentam obstáculos que as impedem de ter acesso efetivo a oportunidades de educação ao abrigo do programa.
Erasmus+ Guia do Programa Versão 2 (2021): 08-04-2021, p. 348