EMAILS DE ALUNOS
Entre em contato, via WhatsApp, com a SábIA, a Assistente Virtual da Unidade de Tecnologia e Inovação: 51 982552150
EMAILS DE ALUNOS
Os emails de alunos (@aluno.canoasedu.rs.gov.br) são uma importante ferramenta pedagógica e de segurança para nossos alunos. É por meio deles, por exemplo, que os alunos utilizam os chromebooks da escola. Abaixo estão informações básicas acerca do gerenciamento realizado pela equipe diretiva de cada escola.
Informações importantes:
Quem pode fazer? Apenas três pessoas por escola (número que inclui o diretor ou diretora e secretário, se assim a escola escolher). Todas necessitam ter acesso ao I-educar (com capacidade de ver e editar o perfil de todos os alunos da escola).
Como solicitar a inclusão de outra pessoa? A diretora ou o diretor deve enviar um memorando para time.google@canoasedu.rs.gov.br solicitando. Obrigatoriamente deve informar NOME e EMAIL INSTITUCIONAL da nova pessoa que irá receber a atribuição de troca de senha, bem como DEVE INFORMAR O NOME E O EMAIL DE QUEM A ATRIBUIÇÃO DEVE SER REMOVIDA.
O QUE FAZER QUANDO O EMAIL DO ALUNO NÃO EXISTE NO I-educar? Existem casos onde não consta um email no perfil do aluno no I-educar. A Unidade Tecnológica enviou às escolas a lista com os e-mail desses alunos para serem adicionados no sistema pelos secretários das escolas. O caminho para inserir o email do aluno, verificando de que se trata do aluno correto, é:
uma vez logado no i-educar:
escola/cadastro/alunos e buscar o aluno pelo seu código de aluno.
clicar no nome do aluno, clicar em editar e clicar em Editar pessoa, clicar em cadastro detalhado,
inserir o e-mail no campo e-mail. Se o campo está preenchido com outro que não o da lista, deve ser substituído por aquele que está na lista.
Clicar em salvar.
Obs: A partir de 2025, os emails de novos alunos serão gerados automaticamente.
Reset de senha, como fazer? Por meio do ADMIN.GOOGLE.COM , conforme tutorial abaixo.
PRÁTICAS EQUIVOCADAS
O que você NÃO deve fazer:
Resetar a senha excluindo o email do aluno no i-educar;
Excluir o email sem antes verificar se ele de fato não existe no admin console;
Não verificar o código do aluno para ter certeza de que se trata do aluno correto;
Manter uma lista dos emails dos alunos da escola com a senha de cada um (violação da LGPD).
Tentar digitar manualmente um email no respectivo campo no perfil do aluno no i-educar.
Tentar excluir um email que existe no admin console.
Tentar gerar um novo email para um aluno que já possui email no admin console.
Arquivos complementares (clique no nome do arquivo para fazer o download)
Contato: time.google@canoasedu.rs.gov.br