18h - Hall do Salão de Atos da Universidade LaSalle
18h30min - Abertura Oficial
"Comunicar para Existir"
Dois ex-professores da rede, um residente no Canadá e o outro nos EUA, se encontram para uma conversa descontraída sobre a importância da comunicação eficaz e da educação científica na era digital. Eles discutem como a disseminação rápida de informações imprecisas afeta ambos os países e exploram estratégias para promover a educação científica e combater a desinformação.
Adriano Follmann é um educador experiente e inovador que atuou como professor na Rede Municipal de Canoas de 2015 a 2021, deixando uma marca significativa na comunidade educacional. Seu trabalho visionário e compromisso com a excelência o destacaram, levando-o a ser convidado a integrar a Unidade de Tecnologia da SME, conhecida como Time Google, em 2019. Nessa função, Adriano desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento de soluções tecnológicas para a educação. Embora tenha se mudado para os Estados Unidos em 2021, Adriano continua a contribuir para a equipe como um elemento fundamental, compartilhando suas ideias e expertise mesmo à distância, demonstrando seu compromisso contínuo com a educação e inovação.
Carlos Eduardo Barzotto é um educador apaixonado com mais de 7 anos de experiência na Educação Básica. Formado em História com Láurea Acadêmica, possui duas graduações, duas pós-graduações em Educação e um mestrado em Educação. Destacou-se como apresentador no Segundo Simpósio com o trabalho "Trunfo Medieval: Gamificação como método para pluralizar o imaginário sobre a idade média". Atualmente, é doutorando em Educação na Western University, e trabalha no Canadá como Assistente de Orientação Internacional em London, Ontario, onde continua a contribuir para a área da educação com sua experiência e conhecimento.
Átila Iamarino foi pesquisador na USP e na Yale University. É co-criador do ScienceBlogs Brasil, a maior rede de blogs científicos do mundo. Hoje ele tem em suas redes sociais que somam juntas mais de 4 milhões de seguidores. Em 2021, Átila Iamarino foi eleito o divulgador mais popular da ciência no Twitter de acordo com o Science Pulse em parceria com a IBPAD. Devido a sua formação em epidemiologia, Átila Iamarino foi a principal voz na Internet durante a pandemia da Covid-19 de 2020 até 2022. Suas lives sobre a atualização da pandemia transmitidas em seu canal no Youtube bateram recordes de audiência. Devido aos serviços prestados para a população brasileira, Átila foi reconhecido com a Medalha Anchieta dada pela câmara dos deputados pelo estado de São Paulo. Reconhecimento de honra pelo TSE, através do Ministro Barroso Neto. Em 2024, Átila ganhou a medalha de mérito Oswaldo Cruz por seus incentivos à vacinação. No Youtube, Átila Iamarino traz para as pessoas como a ciência está inserida no dia a dia. Com sua didática, Átila explica desde de como carros elétricos funcionam até como as joaninhas são insetos interessantes. São mais de 1,5 milhão de pessoas, aprendendo sobre ciência e tecnologia toda semana. Átila também participa de eventos abertos ou fechados, palestras presenciais e online falando de assuntos relacionados com saúde, ciência, tecnologia e educação para o público geral ou especializado, como por exemplo, da área médica.
O III Simpósio de Tecnologias na Educação sediará o lançamento oficial do Referencial Curricular de Canoas - Computação. O evento representa a etapa inicial para a implementação do novo currículo em toda a rede de ensino. A criação do RCC Computação é uma resposta direta à crescente influência da tecnologia na sociedade, amparado por leis e diretrizes nacionais, como a Política Nacional de Educação Digital. O diferencial deste currículo é que ele vai além de apenas ensinar a usar aparelhos. Seu foco principal é desenvolver nos alunos um entendimento crítico e consciente sobre o impacto da tecnologia na cultura, na sociedade e na ética. Para isso, o ensino é organizado em três eixos principais: Pensamento Computacional, Mundo Digital e Cultura Digital. Aprovado pelo Conselho Municipal de Educação em dezembro de 2024, o RCC Computação começará a ser implementado de forma colaborativa em toda a rede ainda em 2025.
Um evento se fortalece ao construir e registrar sua história. No III SIMTED, olharemos para nossa trajetória com o lançamento oficial dos livros que compilam os trabalhos e relatos de experiência apresentados nas edições I e II do simpósio. As publicações eternizam as práticas inovadoras que marcaram nossos encontros anteriores, servindo como um valioso material de consulta e inspiração para todos os educadores. Este lançamento celebra o conhecimento produzido em nossa rede e reforça o compromisso do SIMTED como um espaço contínuo de diálogo e evolução pedagógica. Não perca a oportunidade de conhecer este rico acervo.
21h30 - Previsão de encerramento do evento.