Unidade de Tecnologia e Inovação - Time Google
O Simpósio de Tecnologia na Educação - SIMTED de Canoas/RS é um evento promovido pela Secretaria Municipal da Educação - SME com a intenção de possibilitar o compartilhamento de experiências didáticas e pedagógicas no uso da tecnologia educacional nas escolas da rede municipal. A primeira edição ocorreu em agosto de 2022 e obteve grande sucesso e engajamento por parte dos professores.
A concepção do Simpósio destinado à rede municipal de Canoas emergiu durante o período da pandemia, momento em que a Secretaria Municipal da Educação já havia concluído as primeiras capacitações de professores em tecnologia educacional. Naquele momento também já havia sido iniciada a distribuição de equipamentos tecnológicos para as escolas, sendo, portanto, uma oportunidade profícua para compartilhar as experiências adquiridas no uso das tecnologias e disseminar novas abordagens didáticas e pedagógicas nas escolas da rede.
Em 2025, a escolha do tema "Comunicar para Existir: Educação e Ciência numa sociedade da desinformação" foi o resultado de uma reflexão que vem se desenvolvendo na Unidade de Tecnologia e Inovação, como parte de um amplo debate sobre Educação e Tecnologia emergente nos últimos tempos. A comunicação como elemento central na sociedade, nas revoluções tecnológicas, na economia da atenção, nas transformações radicais das linguagens, dos ritmos de tempo e espaços digitais, tudo isso vem confluindo para mudanças profundas e rápidas nas bases da Educação como até então a conhecíamos. Nesse contexto complexo e altamente incerto, a escola tem sua existência em risco? Ou um novo papel e uma resistência fundamental para as bases desse presente em transformação?
Diante dos desafios impostos pela desinformação e das urgências que atravessam a educação e a ciência na atualidade, o III SIMTED propõe-se a ser um espaço de escuta, troca e construção coletiva de sentidos. Reunindo participantes comprometidos com a promoção de uma comunicação ética, crítica e transformadora, cada atividade foi cuidadosamente pensada para favorecer reflexões profundas e diálogos significativos. Em função da capacidade do espaço físico que sediará o evento, o número de participantes será limitado, assegurando um ambiente acolhedor e propício à participação ativa de todos os interessados. Nosso compromisso é oferecer um encontro de alta qualidade, onde a presença, a palavra e o pensamento compartilhado se tornem ferramentas de resistência, existência e fortalecimento do conhecimento em tempos de desinformação.
Além disso, para que as tecnologias também sejam apresentadas como dispositivos comunicacionais potentes para a produção de conhecimento, neste ano acontecerá o Talk Canoas, que reunirá uma pessoa presencialmente e duas vozes internacionais — dos Estados Unidos e do Canadá —, criando uma configuração dinâmica e plural. A escolha pelo formato talk neste SIMTED está fundamentada em sua potência como espaço de diálogo vivo e compartilhamento de saberes entre diferentes territórios e contextos culturais, o que se mostra especialmente relevante frente ao desafio contemporâneo da desinformação.
O formato talk favorece a interação direta entre as/os participantes e o público, permitindo que experiências locais e globais se encontrem em tempo real. Além disso, o talk proporciona uma apresentação fluida, acessível e engajadora, alinhada à proposta do simpósio de promover a escuta, a troca e o pensamento crítico como formas de resistência e existência frente à desinformação. o Talk Canoas não é somente um meio de exposição de ideias, mas uma estratégia metodológica que valoriza a diversidade, fortalece pontes entre diferentes realidades e contribui para a construção coletiva de conhecimento.
O III SIMTED contará com o lançamento de dois livros produzidos a partir das apresentações e reflexões desenvolvidas nas edições anteriores do evento, o I e o II Simpósio, nos anos de 2022 e 2023. As obras reúnem textos que exploram experiências, pesquisas e práticas relacionadas ao uso de tecnologias na educação da rede municipal de ensino de Canoas, fortalecendo o compromisso do simpósio com a disseminação do conhecimento, a valorização da produção coletiva e a continuidade dos debates iniciados nos encontros anteriores.