A Mostra Cultural Surda é um evento de apresentação de trabalhos artísticos e culturais desenvolvidos pelas escolas de surdos do estado do Rio Grande do Sul. Seu principal objetivo é promover o reconhecimento, valorização e respeito à cultura surda.
Essa mostra é uma iniciativa da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bilíngue para Surdos Vitória (Canoas), junto à Secretaria Municipal da Educação (SME), ao SESC Canoas e ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDIP). Nesse evento, as escolas de surdos se reúnem para expor suas atividades, tais como teatro, música, poesia, vídeos, todas expressas em Libras. O objetivo desse evento é divulgar e valorizar a cultura surda, propiciar a interação entre surdos de diferentes cidades e escolas do Estado, estimular a participação do surdo na sociedade por meio da arte, além de valorizar os trabalhos desenvolvidos pelos docentes em suas escolas.
A Mostra Cultural Surda representa a oportunidade de dar visibilidade à comunidade surda, valorizando sua língua, sua cultura e sua identidade. Ainda, o evento busca divulgar e ressaltar a importância das práticas pedagógicas mediadas pela Libras, as quais são fundamentais para o desenvolvimento pleno do sujeito surdo.
Na última edição, realizada no dia 24 de novembro de 2023 (Figura 1), contou-se com a presença de quase 300 pessoas e foram apresentados trabalhos da EMEF Bilíngue para Surdos Vitória (Canoas), Escola Frei Pacífico (Porto Alegre), Escola Salomão Watnick (Porto Alegre), Escola Keli Meisi Machado (Novo Hamburgo), Escola Padre Reus (Esteio), Escola Caminhos do Aprender (Bento Gonçalves) e Escola Fundação Bidart (Bagé).
A Mostra Cultural Surda representa a oportunidade dar visibilidade à comunidade surda, valorizando sua língua, cultura e identidade. Ainda, o evento busca divulgar e ressaltar a importância das práticas pedagógicas mediadas pela Libras, as quais são fundamentais para o desenvolvimento pleno do sujeito surdo.