Dicas para gravação do vídeo


  1. Uniforme e apresentação

Ao iniciar o vídeo, se apresente, com as informações:

  • Nome do aluno;

  • Título do trabalho;

  • Série;

  • Unidade Bom Jesus, ou colégio conveniado, que está representando.

Utilize seu uniforme escolar, isso é muito importante para mantermos um padrão nos vídeos.

Utilize um roteiro, faça uma listas dos aspectos importantes da sua apresentação e escreva coisas importantes a serem ditas sobre esses itens, o bacana é tentar não fazer a leitura, fique à vontade para improvisar, mas sem fugir do tema.

Na produção do banner, já há uma segmentação dos itens importantes para apresentação do seu projeto, mas vale ressaltar alguns pontos que sempre são do interesse do espectador, como, por exemplo:

  • Qual o problema sua pesquisa tenta resolver;

  • Qual a metodologias estavam disponíveis ao grupo, qual a metodologia escolhida e o motivo da escolha;

  • Quais os resultados ou soluções encontradas;

  • Qual o próximo passo da pesquisa (a ciência é muito dinâmica e pesquisas científicas sempre podem ser aprofundadas ou expandidas).

Se estiver inseguro quanto a atividade, peça ajuda de amigos ou familiares para auxiliá-lo na parte TÉCNICA da produção, lembrando que, em tela, deve aparecer somente os alunos que participaram da pesquisa.

Finalize o vídeo com a conclusão do seu trabalho e uma despedida, que pode ou não conter agradecimentos às pessoas que lhe ajudaram, mas seja breve, lembre-se que o foco é a pesquisa.

  1. Limpe a lente

Pode parecer trivial, mas é importante passar um pano adequado na lente, para evitar sujeira e embaçados na imagem.

  1. Atenção ao áudio

Utilize o microfone acoplados aos fones de celular, desses que vem junto com o aparelho, que funcionam também como fones de lapela.

Caso tenha que utilizar o microfone da própria câmera, tenha certeza de que nada está bloqueando a entrada do áudio.

Mantenha o volume da sua voz constante, para que o espectador não precise ajustar o volume do player durante o vídeo.

Melhore a acústica do local da gravação, se possível, mantenha a porta aberta e as janelas fechadas, pois a porta aberta deixa o ambiente maior, o que melhora a acústica, e a janela fechada diminui o ruído da rua.

Desligue ventilador e ar-condicionado, ou outros aparelhos que estejam fazendo ruído.

Projete a sua voz, fale em um volume alto, mas sem gritar, articule bem as palavras (principalmente as não convencionais, como termos técnicos de áreas específicas e termos em latim que são frequentes nas pesquisas).

4. Iluminação

Luz natural fica muito boa no vídeo, se possível abra as cortinas, caso não seja viável a luz natural, verifique as fontes de luz disponíveis na sua casa. Assim como com o áudio, sempre teste as possibilidades e veja a que mais lhe convém.

Dica: A iluminação sempre deve estar na sua frente, nunca nas suas costas, para não gerar sombra no vídeo.

5. Configuração da câmera e foco

De preferência à câmera traseira do celular, nos aparelhos a câmera frontal é pior, geralmente.

Peça ajuda a alguém de sua casa, ou amigos, para acompanhar silenciosamente o que está acontecendo na tela do seu celular ou posicione um espelho atrás da câmera para que possa ver se está tudo ok na gravação.

Cada celular tem uma configuração de resolução e tipo de captura diferente, teste as possibilidades e veja a que fica melhor para o seu caso.

Verifique se o foco da sua câmera está ajustado. A maioria dos equipamentos possui a opção de foco automático.

6. Filme na horizontal

A plataforma utilizada pela feira será o YouTube, que trabalha com vídeos no formato 16:9, por isso a filmagem na horizontal é a recomendada.

No nosso site, temos uma lista das resoluções e proporções recomendadas pelo próprio YouTube, fique atento na hora de configurar seu equipamento de filmagem.

Segundo o próprio site do YouTube

Resolução e proporções recomendadas:

Para a proporção padrão de 16:9, codifique com estas resoluções:

2160p: 3840 x 2160 / 1440p: 2560 x 1440 / 1080p: 1920 x 1080 / 720p: 1280 x 720 / 480p: 854 x 480 / 360p: 640 x 360 / 240p: 426 x 240

7. Estabilidade da Imagem

Utilize suportes para celular, caso não possua, na internet há várias dicas de como fazer suportes caseiros, utilizando papelão ou materiais de escritório. Em último caso, apoie em objetos, o importante é não gravar com o celular na mão, pois depois de um tempo, o braço acaba cansando e começa a tremer, esse tremor transparece na gravação.

8. Composição da Imagem e enquadramento

Atenção a altura da câmera (empilhe livros, caixas, cadeira) o ideal é a câmera na altura dos olhos.

Olhe para a câmera, imagine que a câmera é a pessoa para qual você está apresentando o seu projeto.

Utilize o “plano americano”, ou seja capte a imagem do joelho para cima, com seu protótipo (caso possua), e caso queira, com o banner á vista.

Dica: o banner ficará disponível no nosso site para a leitura de quem estiver assistindo a apresentação, mas se precisar do banner para auxiliá-lo na apresentação, coloque a versão impressa na composição ao seu lado, ou de forma mais sustentável ainda, projete a tela do seu notebook ou computador na TV da sua sala. Existem diversas formas para fazer isso, como: a utilização de um cabo HDMI, ou, também, o uso de algum “Streaming device” (Chromecast, Amazon Fire TV, Apple TV…). Lembre-se, se optar por esse formato de apresentação, faça o enquadramento com a TV ao seu lado (como uma apresentação em datashow).

9. Filmagem teste

Durante todo o processo de montagem do cenário e preparação, você irá fazer vários testes específicos para cada coisa (áudio, luz, etc.), mas quando estiver tudo pronto, faça um teste rápido para ver se está funcionando tudo como deveria.

10. Repetição, edição e tempo do vídeo

O edital traz essa informação, mas não custa repetir, o tempo do vídeo deve ser de 1 a 3 minutos, caso seu vídeo passe desse tempo, isso afetará sua avaliação pelos jurados.

Lembre-se que o vídeo enviado poderá ser postado em nosso site, então envie a melhor versão que puder. Caso precise editar, a internet possui diversos editores de vídeos gratuitos, que precisam de instalação de software ou são editores online, que podem ser utilizados pelo seu navegador de internet. Seja criativo e não se cobre tanto, lembre-se que ninguém que está participando é profissional, todos são alunos como você, então divirta-se fazendo.

11. Formato do vídeo a ser enviado

No nosso site, tem a informação de formatos aceitos pelo YouTube, tenha certeza de estar enviando seu vídeo em um desses formatos válidos.

Importante também verificar se sua câmera possui espaço de armazenamento suficiente para todo o processo, caso não possua, limpe alguns arquivos que não estão sendo utilizados, ou diminua a resolução da gravação (quanto maior a resolução, mais espaço ela exige).

Formatos de arquivos compatíveis com o YouTube:

Utilize um dos formatos a seguir, caso você não saiba qual usar para salvar seus vídeos, ou se receber a mensagem de erro "formato de arquivo inválido":

.MOV / .MPEG4 / .MP4 / .AVI / .WMV / .MPEGPS / .FLV / 3GPP / WebM / DNxHR / ProRes / CineForm / HEVC (h265)