Palestrantes

 

Dra. Carmen Cabanelas Pazos de Moura

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), Mestrado em Biologia (Biociências Nucleares) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987) e Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Foi Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (85-93) e Visitante da Harvard Medical School (1997-8) .Desde 1993 vinculada ao Instituto de Biofisica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atualmente é Professora Titular. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Endócrina, atuando principalmente nos seguintes temas:regulação do eixo hipotálamo-hipófise-tireóide, mecanismo de ação e efeitos dos hormônios tireoidianos, homeostase energética e obesidade. Contribuiu como membro do corpo editorial do periódico Endocrinology (2013-2019) e atualmente no Frontiers in Physiology. Foi Presidente do Departamento de Tireóide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (2013-2014), Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (FISIOLOGIA) - UFRJ (nivel 7) (2011-18) e vice-diretora do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, UFRJ (2016-2018). Atualmente é assessora da Diretoria Científica da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo a Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

Dra. Juliany Cola Fernandes Rodrigues 

Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Genética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), com doutorado sanduiche no Consejo Superior de Investigaciones Científicas na Espanha financiado por bolsa da Comunidade Européia. Após o doutorado, fez diferentes estágios de pós-doutoramento na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006-2009) e na University of Georgia, USA (2006-2007). Atualmente é professora associada do Campus UFRJ-Duque de Caxias prof. Geraldo Cidade. No período de maio de 2020 a 2022, está como Diretora Geral do Campus UFRJ - Duque de Caxias. Foi a primeira coordenadora do curso de Mestrado Profissional em Formação Científica para Professores de Biologia (PROFBIO) da UFRJ no período de 2011 a 2014. Tem experiência na área de Biofísica, com ênfase em Biologia Celular, Parasitologia e Quimioterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: Leishmania, Quimioterapia e Ultraestrutura. 

Dra. Mariana Souza da Silveira

Possui graduação em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). É Professora Associada do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (UFRJ) vinculada ao Laboratório de Neurogênese do Programa de Neurobiologia. É líder do Grupo de Pesquisa de Neurobiologia Celular aplicada à Neurogênese. Tem experiência na área de Neurobiologia Celular e Molecular, com ênfase no desenvolvimento do Sistema Nervoso, atuando principalmente nos seguintes temas: sinalização celular, neuroproteção, controle de proliferação celular no desenvolvimento do sistema nervoso, reprogramação celular e ação de moléculas sinalizadoras extracelulares, em especial neuropeptídeos. Mãe de um filho nascido em 2014, esteve em licença maternidade até março de 2015. Esteve afastada em Missão Científica como pesquisadora visitante do grupo do Dr. João Relvas (Glial Cell Biology Group), i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (2019-2022), onde iniciou um projeto de investigação de RhoGTPases microgliais na fisiologia e fisiopatologia da retina com estratégias in vivo e in vitro, enquanto manteve seu grupo de pesquisa ativo no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, UFRJ. 

Dr. Paulo Mascarello Bisch

Possui Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1971), Mestrado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1974) e Doutorado em Ciências (Física) pela Université Libre de Bruxelles, Bélgica (1980). Atualmente é Professor Titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência nas áreas de Física, Físico-Química e Biofísica, com ênfase em Biofísica Molecular, Celular e de Sistema, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas biológicos, biologia estrutural, microscopia de força atômica, modelagem molecular, bioinformática, genômica e proteômica. 

Dra. Sandra Maria Feliciano de Oliveira e Azevedo 

Possui graduação em Ciências Biologicas pela Universidade Federal de São Carlos (1978), mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1982) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1988). Atualmente é Professora Titular no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Limnologia e Ecotoxicologia, com ênfase em Ecologia de Fitoplancton, atuando principalmente nos seguintes temas: cianobactérias, cianotoxinas, bioacumulação e efeitos na saúde pública. Fez parte do INCT: Instituto Nacional para Pesquisa Translacional de Saúde e Ambiente na região Amazônica - INPeTAm, desde 2008 e é membro do comitê gestor do INPeTAM de 2010 a 2014. É membro do comite científico da International Lake and Environment Committee Foundation - ILEC, desde 2006. 

Dra. Thais Hanae

Possui graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2007), mestrado em Ciências Biológicas - Fisiologia (2009) e doutorado em Ciências Biológicas - Biofísica, ambos do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Pós-doutora na área de geração de células-tronco de pluripotência induzida a partir de células de sangue periférico humano para estudo de modelagem em canalopatias (UFRJ). Sua experiência na área de medicina regenerativa e citometria de fluxo resultou na publicação de 41 artigos científicos, autoria de 2 capítulos de livro e orientações e co-orientações de alunos de graduação, mestrado e doutorado. Atualmente é Professora Adjunta do CENABIO/UFRJ e Diretora da Unidade de Imageamento de Pequenos Animais desde 2020. Tem experiência na área de medicina regenerativa atuando nos seguintes temas: geração e caracterização de células-tronco de pluripotência induzida, diferenciação cardíaca com ênfase no estudo de doenças cardiovasculares, investigação dos mecanismos genéticos e celulares da cardiotoxicidade induzida por quimioterápicos em modelos in vitro (iPSC) e in vivo, além de estudos de modelagem de canalopatias utilizando iPSC. Desenvolve atividades ligadas ao empreendedorismo e inovação no que tange a diagnósticos genéticos em doenças cardiovasculares. É bolsista do programa Jovem Cientista do Nosso Estado, Professora Avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior (SINAES-INEP) do Ministério da Educação, coordenadora adjunta da Rede Nacional de Genômica Cardiovascular e faz parte da Equipe de Desenvolvimento e Avaliação de Produtos da Rede Nacional de Especialistas em Terapias Avançadas, RENETA.