No início de 2019, João Oliveira e António Pereira deram início ao Ideias para o Basquetebol, fruto de sentirem a necessidade de promover uma discussão aberta e sem restrições sobre a gestão do basquetebol em Portugal. Mário Silva, Aniceto do Carmo e José Curado juntaram-se logo de seguida, formando o que designamos de “5 Inicial”.
Sem qualquer tipo de restrições, para além de uma postura ética, 27 pessoas deram o seu contributo ao longo destes 3 anos, traduzidos em 110 artigos, 10 webinars e 2 livros publicados, estando a caminho o terceiro.
Sentimos que tínhamos atingido algo, mas somos ambiciosos e, por isso, queremos elevar o nosso nível de participação, na melhoraria do basquetebol português.
E, por isso, criamos a Associação de Formação – BASQUETEBOL CINCO ESTRELAS, da qual fazem parte ainda Alberto Babo, Carlos Pinto, Hugo Faial, Humberto Gomes, João Silva (Juca), Manuel Azevedo e Vasco Oliveira nos diversos órgãos sociais.
Para além da partilha de ideias, experiências e conhecimento, importa agora concretizar ideias e ajudar outros a elevar a sua ação.
Estamos aqui por isso - Por um basquetebol à sua medida.
Valorizar e apoiar as ideias com impacto no basquetebol, que se refletem em:
Concretizar ideias
Capacitar jogadores, treinadores, dirigente e juízes
Catalisar clubes e outras organizações
O crescimento (mais basquetebol), o desenvolvimento (melhor basquetebol) e a evolução do basquetebol, de uma forma intencional e deliberada.
O propósito que nos move é incentivar os diversos agentes do basquetebol a uma prática deliberada e intencional nas áreas em que intervém, passando uma mensagem de esperança num futuro melhor, para desfrutarem da satisfação e do orgulho no que irão alcançar.
A nossa ação comportamental com os diversos stakeholders é assente nos seguintes valores:
Equilíbrio
Esforço
Exigência
Equipa
Excelência
Objetivos Estratégicos
A propor aos Clubes portugueses
Liderança e
Teamwork
Clubes COORDENADOS, desde a iniciação à competição
Bons Mestres
Bons TREINADORES na formação
Treinar MAIS
10.000 Horas, traduzidas nos seguintes treinos semanais: 3 nos Minis, 4 nos Sub14, 5 nos Sub16, 6 nos Sub18/19 e 7 nos Seniores
Jogar com
os Melhores
12 JOGOS INTERNACIONAIS na formação