Sistemas excretores

Constituição e funções do sistema urinário

O sistema urinário é um sistema excretor constituído pelos rins, ureteres, bexiga e uretra.

Rins

Os rins são dois órgãos excretores, em forma de feijão, tendo ter aproximadamente 12 cm de comprimento, 6 cm de largura num humano. É o principal órgão do sistema urinário.. Os rins filtram produtos do metabolismo presentes na corrente sanguínea, e os excretam, com água, na urina.

Uréter

O uréter é um tubo feito de músculo liso que impulsiona a urina dos rins para a bexiga urinária. No adulto humano, os ureteres têm geralmente 20-30 cm de comprimento e cerca de 3-4 mm de diâmetro.

Bexiga

Bexiga é o órgão no qual é armazenada a urina, que é produzida pelos rins. É uma víscera oca caracterizada por sua distensibilidade. À bexiga segue-se a uretra.


Uretra

Uretra é a denominação dada ao canal condutor da urina, que parte da bexiga e termina na superfície exterior do corpo, no pênis ou vulva.

A manutenção do equilíbrio do meio interno é garantida pelo sistema urinário através:

. da eliminação de reídeos do metabolismo celular através da urina;

. do controlo da qualidade do sangue e da linfa.

Estrutura e função do rim

Além de excretar substâncias tóxicas, os rins também desempenham muitas outras funções. Abaixo estão listadas as principais funções renais:

  • Eliminar substâncias tóxicas oriundas do metabolismo, como por exemplo, a ureia e creatinina;

  • Regular o equilíbrio ácido-básico, mantendo constante o pH sanguíneo;

  • Regular a osmolaridade e volume de líquido corporal eliminando o excesso de água do organismo;

  • Excreção de substâncias exógenas como por exemplo medicações e antibióticos;

  • Modificar a forma da vitamina D que chega ao rim depois de ser convertida em uma forma possível de ser transportada pela corrente sanguínea no Fígado transformando esta num hormônio cuja função principal é aumentar a absorção de cálcio no intestino e facilitar a formação normal dos ossos;

  • Produção de urina para exercer as suas funções excretórias.


localização do rim humano

estrutura do rim humano

Cada rim é composto por cerca de 1 milhão de estruturas microscópicas produtoras de urina, os nefrónios.

Um nefrónio é constituído por um corpúsculo de Malpighi e por um túbulo renal.

Corpúsculo de Malpighi- Unidade de filmagem de sangue que inclui o glomérulo de Malpighi, uma rede de capilares arteriais, enrolada em novelo, e a cápsula de Bowman, que o envolve.

Túbulo renal- Unidade de formação de Urina, constituída por um tubo com cerca de 3 cm de comprimento, e que é subdividido no túbulo contornado proximal, no ansa de Henle e no Túbulo contornado distal.


O processo de formação de urina desenvolve-se em três etapas: a filtração, a reabsorção e a secreção.

. Filtração- passagem de plasma do sangue que chega ao glomérulo de Malpighi para o interior da capsula de Bowman, constituído o filtrado glomerular.

. Reabsorção- recuperação, para o sangue, das substâncias úteis existentes no filtrado glomerular.

. Secreção- lançamento de substâncias, como certas hormonas e medicamentos , diariamente no interior do tubo urinífero a partir da rede de capilares sanguíneos que o envolve.

Doenças e saúde do sistema urinário:

As infeções urinárias , os cálculos renais e a insuficiência renal são algumas das doenças que podem afetar o sistema urinário.

Infeções urinárias- a bexiga ,pode sofrer infeções por microrganismos patogénicos que entram pela uretra.

Cálculos Renais- as substancias muito concentradas podem precipitar e formar depósitos de cristais nos rins, conhecidos também por pedras nos rins ou cálculos renais.

Insuficiência renal- os rins já não conseguem filtrar o sangue e eliminar os produtos tóxicos do organismo.


A ciência e a tecnologia desenvolveram a hemodialise e o transplante renal.

A hemodialise é uma das soluções médicas mais comuns para compensar a insuficiência renal, na hemodialise o aparelho que se usa chamasse dialisador, um rim artificial que filtra o sague, eliminando as substancias toxicas que transporta.

O transplante renal consiste na substituição cirúrgica de um rim doente por um rim saudável.

A ingestão de agua em abundancia , os cuidados da higiene intima, a proteção contra doenças sexualmente transmissíveis e o controlo da hipertensão arterial e da diabetes são algumas medidas que contribuem para um bom funcionamento do sistema urinário.



Estrutura e funções da pele

Com uma área de quase 2m/2, a pele cobre a totalidade do corpo humano. É um órgão complexo, elático, resistente e em continua renovação, é formado por duas camadas principais, a epiderme e a derme, que apresentam vários tipos de células e funções.

Epiderme- camada protetora exterior composta por células resistentes e achatadas. Não possui vasos sanguíneos nem terminações nervosas.

A zona superficial da epiderme, é formada por células mortas e secas, carregadas de uma proteína muito resistente e impermeável, a queratina. estas células caem com regularidade, um fenómeno conhecido por dscamação ou por esfoliação.

A zona mais interna da epiderme é formada por células vivas que possuem um pigmento de cor castanha, chamada de melanina, responsável pela coloração da pele.

Derme- camada subjacente á epiderme, elástica, dotada de um grande número de sensores nervosos, glândulas e vasos sanguíneos e de vasos linfáticos.

Sob a derme existe uma camada de gordura subcutânea que confere isolamento térmico, amortece choques mecânicos e funciona como reserva energética.

Os pelos, as unhas, as glândulas sebacinas e as glândulas sudoríparas são estruturas anexas da pele.


Pelos- são formados por células mortas achatadas cheias de queratina. os pelos desempenham uma função protetora contra as agressões exteriores: os cabelos protegem o couro cabeludo das radiações solares, as pestanas protegem os olhos das poeiras, os pelos do nariz filtram as poeiras inspiradas.


Unhas- são formadas por placas duras de queratina.


Glândulas sebáceas- segregam um liquido gordo, o sebo, que lubrifica o s pelos e impede a desidratação da pele.


Glândulas sudoríparas- localizam-se na derme, e segregam o suor, o suor permite eliminar os resíduos tóxicos do metabolismo celular.


A pele desempenha várias funções:


Função protetora- protege do calor e do frio, os seus pigmentos asseguram a proteção contra as radiações solares, funciona como barreira á entrada de poeiras e de microrganismos patogénicos.


Função excretora- através do suor.


Função termorreguladora- para manter constante a temperatura corporal.


Função sensorial- por um grande número de sensores ou terminações nervosas que permitem ao corpo humano sentir a pressão a dor e a temperatura


Doenças e saude da pele

Sendo a primeira barreira de defesa do corpo contra todo o tipo de agressões exteriores a pele esta sujeita a lesões reações alérgicas e infeções por bactérias fungos e outros alem disso a pele possui células com grande capacidade de multiplicação e muitas das suas doenças resultam de distúrbios neste sistema de autopromoção. A acne e os cancros de pele são exemplos de problemas que afetam a pele



Na acene , as glândulas sebáceas produzem uma quantidade excessiva de sebo . Acumulação de sebo de células mortas e a infeção bacteriana torna-se a zona inflamada dando a origem a pústula . E frequente no adolescente





Os cancros da pele esta relacionado com a exposição prolongadas ao sol as radiações nocivas . O carcinoma de células básicas e um cancro da pele que se desenvolve lentamente