Sistema digestivo

E1. Nutrição e metabolismo celular

O organismo humano transforma os alimentos que ingere para retirar deles os nutrientes de que necessita para o metabolismos celular

Metabolismo celular

Conjunto das reações químicas que ocorrem na célula. Utiliza como matérias-primas os nutrientes, que são gastos na produção de energia biológica ou na elaboração de compostos orgânicos.

E2. Órgãos e funções do sistema digestivo

O sistema digestivo é formado pelos órgãos do tubo digestivo e pelas glândulas anexas.

Órgãos do tubo digestivo

  • Boca;

  • Faringe;

  • Esófago;

  • Estômago;

  • Intestino delgado;

  • Intestino grosso;

  • ânus.

Glândulas anexas

  • Glândulas salivares;

  • Pâncreas;

  • Fígado.

Os órgãos do sistema digestivo permitem a nutrição do corpo humano de modo a manter o equilíbrio do meio interno.

A nutrição desenvolve-se em diferentes etapas: a ingestão, a digestão, a absorção e a eliminação de fezes.

Enzimas digestivas

Moléculas de natureza proteica, produzidas ao longo do tubo digestivo , cuja função é quebrar as ligações químicas entre as moléculas constituintes dos alimentos, permitindo a sua simplificação.

E3. Digestão e absorção

A digestão ocorre de forma sequencial ao longo do tubo digestivo, o que facilita um tratamento especializado dos alimentos em diferentes órgãos e uma absorção eficaz do nutrientes.

Digestão

Desdobramento de moléculas orgânicas de grandes dimensões em moléculas mais simples que são absorvidas para a corrente sanguínea e linfática. A digestão mecânica e química.

Boca

A digestão dos alimentos inicia-se na boca. Na mastigação, os alimentos são cortados, rasgados e triturados pelos dentes e, com a ajuda da língua, misturados com a saliva (insalivação) produzida pelas glândulas salivares.

Esófago

O bolo alimentar é conduzido ao estômago pelos movimentos peristálticos do esófago.

Estômago

Os movimentos peristálticos do estômago misturando bolo alimentar com o suco gástrico. Este contém enzimas digestivas e acido clorídrico e é produzido por glândulas gástricas situadas nas paredes internas do estômago, o acido clorídrico elimina os microrganismos nocivos. Este processo transforma o bolo alimentar no quimo, que é lançado para o duodeno.

Intestino Delgado

Lançado do duodeno, o quimo sofre a ação do suco pancreático, do suco intestinal e da bílis, que transformam os nutrientes em nutrientes mais simples, nesta fase os nutrientes têm o tamanho adequado para a absorção.

Absorção intestinal

Passagem do nutrientes simples, após a digestão, para o sangue e para a linfa através da mucosa intestinal.

Intestino grosso

São absorvidos a água e alguns sais minerais e armazenadas as fezes. Nesta zona do tubo digestivo está presente a maior parte da comunidade de bactérias que vive em equilíbrio no organismo humano e que, aqui, desempenha um papel importante na síntese de certas vitamina e no controlo de bactérias nocivas.

E4. Doenças e Saúde do sistema delgado

O sistema digestivo pode ser afetado por diversas doenças, muitas delas causadas por uma alimentação desequilibrada.

A saúde do sistema digestivo depende grandemente do equilíbrio do seu microbiota, a comunidade de microrganismos, maioritariamente formada por bactérias, que habita no interior do tubo digestivo, sobretudo no intestino grosso.

O microbiota intestinal produz nutrientes essenciais, elemina bactérias e toxinas patogénicas e protege e renova as células da parede intestinal.

As ulceras pépticas, os cálculos biliares e o cancro do cólon são exemplos de doenças que afetam o sistema digestivo.

Um alimentação equilibrada, a abstinência de álcool e de tabaco e o exercício físico regular são medidas importantes para um bom funcionamento do sistema digestivo.