Higiene das mãos é uma das principais medidas para prevenção da infecção pelo novo coronavírus. Todos devem realizar a higiene das mãos frequentemente: na chegada e saída da escola; antes da manipulação de alimentos ou bebidas; antes de entrar na sala; antes e após utilizar o banheiro. A higienização das mãos deve ser feita com água e sabão ou solução alcoólica 70%.
Ao chegar em casa, lave as mãos e retire a máscara. Higienize a maçaneta e objetos tocados e trazidos que serão usados em casa. Lave as mãos novamente.
A partir de 12 anos, todos os alunos e familiares devem utilizar máscaras descartáveis, PFF2 ou N95 durante a permanência na escola. Até os 12 anos, não há obrigatoriedade das máscaras, conforme Decreto nº1769/2022.
A Sociedade Brasileira de Pediatria não recomenda o uso de máscara para crianças menores de 2 anos de idade. Crianças entre 2 e 5 anos devem ser avaliadas quanto à capacidade para a uso seguro e contar com orientação e auxílio constante de um adulto. Para maiores de 5 anos, a máscara deve ser obrigatória, mantendo-se supervisão e orientação competente conforme a necessidade. Serão dispensados do uso de máscara quaisquer indivíduos que possuam limitações físicas e/ou intelectuais para usá-la de forma segura.
IMPORTANTE: Pessoas com suspeita ou confirmação de Covid-19 que moram com outras pessoas devem usar máscara mesmo em casa.
Checagem domiciliar
Deve-se medir a temperatura corporal com um termômetro axilar antes da ida à escola e observar a presença de mais algum dos sinais e sintomas descritos (leia Sobre sinais e sintomas - Covid-19);
Na presença de algum dos sintomas, deve-se comunicar a escola imediatamente.
Checagem na sala de aula
Serão tratados em sala de aulas:
A importância da higiene das mãos com água e sabão ou solução alcoólica 70% a cada entrada e saída da sala;
A utilização correta das máscaras;
Não compartilhamento de objetos.
Os professores estarão atentos constantemente, mas, em horários pré-definidos, os alunos serão perguntados quanto a presença de sinais e sintomas (ver Sobre sinais e sintomas - Covid 19). O aluno identificado com sinais/sintomas deve ser encaminhado para a sala de acolhimento.
Higiene das mãos é uma das principais medidas para prevenção da infecção pelo coronavírus. Todos devem realizar a higiene das mãos frequentemente: na chegada e saída da escola; antes da manipulação de alimentos ou bebidas; antes de entrar na sala; antes e após utilizar o banheiro. A higienização das mãos deve ser feita com água e sabão ou solução alcoólica 70%.
A equipe pedagógica e administrativa e os terceirizados receberão equipamentos de proteção obrigatórios, assim como serão orientados sobre a utilização.
Ao chegar em casa, lave as mãos e retire a máscara. Lave as mãos novamente. Higienize a maçaneta e objetos tocados e trazidos que serão usados em casa.
Procedimentos de higienização
O procedimento de higienização completa de superfícies e objetos compreende a limpeza e desinfecção:
Limpeza: retirada de resíduos e sujidades visíveis como poeira, terra, etc, realizada com pano seco ou com pano umedecido em água e detergente líquido, dependendo do grau de sujeira;
Desinfecção: com aplicação de produto com ação antimicrobiana adequado à superfície (solução alcoólica a 70% para superfícies e objetos em geral (para equipamentos eletrônicos álcool isopropílico 70%); para solução clorada (hipoclorito de sódio ou água sanitária) diluída a 0,5% ou formulações industriais a base de Peróxido de hidrogênio, Quaternário de amônio;
A limpeza será feita em movimento horizontais, paralelos, começando do local mais sujo para o mais limpo do mais distante para o mais próximo. O mesmo conceito aplica-se para o piso;
Nas mesas das salas de aula serão utilizados panos descartáveis;
O cronograma será intensificado, aumentando a frequência de limpeza das classes, banheiros, vestiários, sala dos professores e locais destinados à alimentação;
Será intensificado a desinfecção das superfícies mais tocadas como: maçanetas, interruptores, telefones, lousas, computadores, teclados, torneiras, mesas, cadeiras, etc;
Os banheiros, lavatórios e vestiários serão higienizados no mínimo duas vezes ao dia nas superfícies mais tocadas e uma vez por dia todo o banheiro deve ser lavado.
Usar máscara independente do transporte e em todo o percurso de casa até a escola.
Como orientação, as famílias deverão contactar a empresa de transporte escolar contratada para observar os seguintes procedimentos:
Praticar a limpeza e desinfecção da cabine do motorista e objetos comumente tocados pelo operador;
Orientar estudantes para evitar tocar nos bancos, portas, janelas e demais partes do veículo de transporte escolar;
Manter as janelas do veículo sempre abertas, e demais medidas de segurança no transporte;
Realizar limpeza dos veículos do transporte escolar entre uma viagem e outra, especialmente das superfícies comumente tocadas pelas pessoas. Disponibilizar álcool em gel 70% nos veículos do transporte escolar para que os estudantes possam higienizar as mãos;
Medir a temperatura de cada estudante, com termômetro sem contato físico antes de entrar no veículo. Se houver algum sintoma ou febre (37,5° C ou superior), a criança não deve utilizar o transporte escolar.
Para quem utilizar o transporte público:
Utilizar máscara durante todo o trajeto
Não tocar o rosto
Higienizar as mãos antes de entrar na escola
Manter na bolsa/mochila frasco de solução alcóolica para higienizar as mãos durante o trajeto, após sair do transporte e antes de entrar na escola.
As visitas serão por agendamento;
Os visitantes seguirão os protocolos estabelecidos, por isso serão acompanhados em todo a permanência na escola.