O projeto Cidadania e democracia desde a escola
O Instituto Auschwitz para a Prevenção do Genocídio e Atrocidades Massivas (AIPG) é uma organização governamental internacional que apoio Estados no desenvolvimento e fortalecimento de políticas públicas voltadas à prevenção do genocídio e atrocidades em massa. Para isso, o Instituto trabalha na capacitação de funcionários públicos, promoção de redes plurais e interdisciplinares e cooperação internacional como ferramentas de enfrentamento aos fatores de risco e sinais de alerta de violência. Fundado em 2006 e com escritórios nos Estados Unidos, Europa, América Latina e África, o Instituto já conta com 91 países das Nações Unidas participando dos seus programas e mais de 9.200 ex-estudantes.
No Brasil, o Programa de Políticas Educacionais Warren do Instituto Auschwitz desenvolveu a partir de um processo de consulta com representantes do governo brasileiro, de organizações internacionais, da sociedade civil, professores/as e estudantes, um projeto inovador intitulado Cidadania e democracia desde a escola, com objetivo de trabalhar junto aos/às educadores/as na criação de ambientes escolares de diálogo baseados na pluralidade e no respeito. Desde 2018, o projeto vem sendo implementado com apoio da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC-MPF) através de parcerias com governos estaduais e municipais.
Desde 2018, a iniciativa vem sendo desenvolvida pelo Instituto Auschwitz em 13 estados e 2 cidades no Brasil, envolvendo 4.000 educadores/as e cerca de 120.00 estudantes. Ademais, em parceria com a Politize!, o Instituto produziu o primeiro módulo do Itinerário formativo Liderança e Cidadania, que está presente em mais 4 estados além dos 13 com os quais o Instituto já vem trabalhando.
mais de 5.100 professores/as capacitados/as
uma estimativa de 153.000 estudantes atingidos/as