Formações

Conheça mais sobre os cursos de formação para professores/as e profissionais da educação desenvolvidos pelo Programa de Políticas Educacionais Warren do Instituto Auschwitz e organizações parceiras. 

Cursos do Programa de Políticas Educacionais Warren

A proposta do curso é levar aos/às educadores/as dos anos finais do Ensino Fundamental II, Ensino Médio, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Sistema Socioeducativo as os princípios metodológicos e pedagógicos e as temáticas do projeto Cidadania e democracia desde a escola, como diversidade, direitos humanos, democracia, cidadania e participação juvenil. A formação percorre, assim, o seguinte percurso temático: 

Módulo 1: O projeto Cidadania e democracia desde a escola

Módulo 2: Eu e os outros

Módulo 3: Direitos humanos

Módulo 4: Democracia, comunicação e direito à informação

Módulo 5: Cidadania, cooperação e solidariedade

Idealizada para acontecer em cinco semanas organizadas de forma livre pelos/as participantes, equivalente  30 horas de estudo, a formação acontece no formato instrucional (com chamamentos abertos e em colaboração com as Secretarias de Educação parceiras)

O curso Introdução ao Genocídio e à Prevenção de Atrocidades Massivas  tem como objetivo discutir com profissionais de educação e outros públicos interessados sobre o trabalho de prevenção ao genocídio e atrocidades massivas, aprofundando fatores de risco relevantes na realidade brasileira

A formação tem o percurso temático descrito abaixo:  

Módulo 1: O Holocausto e suas consequências

Módulo 2: Conceitos introdutórios em prevenção às atrocidades massivas

Módulo 3: Identidade social, intolerância e discurso de ódio

Módulo 4: Desigualdade e justiça social

Módulo 5: Genocídio e comportamento humano

Equivalente a 30 horas de estudo distribuídas em 5 semanas organizadas de forma livre pelos/as participantes,  a formação acontece no formato instrucional 

(com chamamentos abertos e em colaboração com parceiros) .

Outros cursos que o Programa recomenda

O Memorial da Resistência de São Paulo tem como missão a preservação e valorização das memórias de violações estatais e resistências políticas da história republicana brasileira. Seu núcleo educacional possui uma série de ações formativas, dentre elas, o Curso Intensivo Educação em Direitos Humanos, com chamamentos periódicos.

A Unesco é uma organização internacional parte das Nações Unidas (ONU) que atua apoiando os países membros da ONU em programas e políticas educacionais, culturais e e científicas. Sua representação no Brasil oferece cursos de formação à distância em diversos temas como educação para a cidadania, desenvolvimento sustentável, dentre outros. Ademais, a Unesco possui um Instituto Internacional de Planejamento Educacional (IIEP), com formações para apoiar gestores/as escolares/as. 

A Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos é uma organização da sociedade civil suprapartidária que visa contribuir para o fortalecimento democrático através da promoção da educação em direitos humanos.  A Rede periodicamente realiza, assim, eventos e momentos formativos para conscientização e disseminação do tema.