Geografia

A Geografia é a ciência que estuda as paisagens, os povos, lugares e ambientes da Terra. Tem como objeto de estudo e análise o mundo em que vivemos.

A geografia é única em transpor as ciências sociais (geografia humana) com as ciências naturais (geografia física).

A geografia humana diz respeito à compreensão da dinâmica das culturas, sociedades e economias, e a geografia física diz respeito à compreensão da dinâmica das paisagens físicas e do ambiente.

A geografia coloca esta compreensão dos processos sociais e físicos no contexto de lugares e regiões - reconhecendo as grandes diferenças de culturas, sistemas políticos, economias, paisagens e ambientes em todo o mundo e as ligações entre eles. A compreensão das causas das diferenças e desigualdades entre os lugares e os grupos sociais está na base de muitos dos desenvolvimentos mais recentes na geografia humana.

A geografia fornece um quadro ideal para relacionar outros campos do conhecimento. Não é surpreendente que os Geógrafos muitas vezes contribuam substancialmente para o gerenciamento aplicado de recursos e ambientes e nos planejamentos estratégicos de instituições públicas e privadas.

Durante a graduação, um Bacharel em Geografia receberá formação nos seguintes temas:

Os conceitos geográficos de lugar, espaço, ambiente, interconexão, escala, sustentabilidade e mudança são parte integrante do desenvolvimento da compreensão geográfica. São idéias que podem ser aplicadas em todo o assunto para identificar uma pergunta ou orientar uma investigação dentro de qualquer projeto que será implantado no espaço geográfico.

Território: Extensão de terra aonde habita um grupo de seres humanos com uma autoridade definida.

São exemplos de territórios: País, Estados, Municípios, Bacias Hidrográficas, Unidades de Conservação, Terras Indígenas...

Região: Espaço Geográfico que apresenta uma identidade espacial homogênea fundamentada na análise dos elementos naturais e humanos. São Exemplos de Regiões: as metropolitanas, as regiões administrativas, os biomas brasileiros, os zoneamentos urbanísticos, econômicos e ecológicos...

Paisagem: Natural ou Antrópica

Lugar: Como experiência vivida, é fundamental para entender os sentimentos espaciais a partir da experiência cotidiana, do simbolismo e do apego pelo lugar.

Redes: Conexões de pessoas, mercadorias e informações estabelecida no Espaço Geográfico

Av. Álvares Cabral, 1600 – 2º andar – sala 17- Belo Horizonte / Minas Gerais – CEP: 30.170-001

aprogeomg@aprogeomg.org.br | CNPJ: 11.294.249/0001-73 | Tel: (31) 3292-5294 | Registro CREA-MG: ART - 458