Notícias

NBR ISO 37120:2017 - ABNT publica primeira norma técnica brasileira sobre cidades sustentáveis

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) aprovou e publicou a NBR ISO 37120:2017.Essa norma é considerada a primeira norma técnica para comunidades sustentáveis. É constituída por cem indicadores referentes a sustentabilidade urbana que tratam dos aspectos social, ambiental, econômico, dentre outros.

Empresa italiana cria smart city para famílias de baixa renda no Brasil

É comum pensar que, quando as tecnologias ainda são recentes, elas ficam restritas às classes mais altas. Mas uma iniciativa pioneira aposta na reversão dessa tendência.

A Planet, uma startup italiana de soluções integradas smart em moradia, está implantando no Brasil a primeira smart city social do mundo. Construído na cidade de São Gonçalo do Amarante, no Ceará, a Smart City Laguna é composta por cinco mil casas com valor entre R$ 90 mil e R$ 130 mil. Nessa faixa de preço, os imóveis podem ser financiados pela Caixa, dentro do programa Minha Casa Minha Vida.

Atuação de geógrafo como responsável técnico ambiental é aprovada na Alep

A profissão de Geógrafo é regulamentada no Brasil desde 1979, no entanto, o profissional ficou de fora da Lei estadual nº 16.346 (no Paraná), de 18 de dezembro de 2009, que obriga as empresas potencialmente poluidoras a contratarem responsável técnico em meio ambiente. “O Geógrafo tem a responsabilidade técnica, principalmente, na avaliação de desastres ambientais e na avaliação do solo. Hoje, nós vemos muitas regiões da cidade que são impactadas pelas chuvas e pela movimentação do solo. Então esse profissional pode dar uma grande contribuição dentro das empresas em termos de prevenção”, explica o deputado Rasca Rodrigues (PV).

Comissão de Estatística aprova 230 indicadores globais para monitorar Objetivos Globais da ONU

Conjunto de indicadores foi aprovado em sessão presidida pelo Brasil, representado pelo IBGE. Monitoramento da implementação da Agenda 2030 vai exigir dos países uma produção de dados em quantidades sem precedentes.

Av. Álvares Cabral, 1600 – 2º andar – sala 17- Belo Horizonte / Minas Gerais – CEP: 30.170-001

aprogeomg@aprogeomg.org.br | CNPJ: 11.294.249/0001-73 | Tel: (31) 3292-5294 | Registro CREA-MG: ART - 458