É formada pela ACT – Escola de Atores (2007 – 2020) e pela Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), no Mestrado de Educação Artística (2022 - 2024). Frequentou o primeiro ano do Mestrado em Estudos de Teatro, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2012) e é licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (2001 – 2006).
Integrou os elencos de diversos espetáculos de teatro, tais como, “O Fantasma da Ópera” (Culturgest), “O Cerejal” (Teatro S. Luiz), “Subitamente no Verão Passado” e “A Cacatua Verde” (Teatro Nacional D. Maria II), “Hamlet”, “Muito Barulho por Nada”, “Sonho de um Noite de Verão” e “Noite de Reis” (Teatro do Bairro), “Um Forte Cheiro a Maçã” (Teatro Amélia Rey Colaço), “A Farsa de Inês Pereira” (Teatro Eunice Munoz), “Ró-Ró, Passadas e Eu não”, (Teatro dos Primeiros Sintomas), Santa Joana dos Matadouros” (Teatro Municipal de Almada), “Felizmente há Luar!”, “Os Maias” e “Piscina sem água” (Teatro da Malaposta), entre outros. Foi responsável pela criação e encenação dos espetáculos “Casa-café” (2022), “Isto não é um grande problema da humanidade, é só o meu bairro” (2023) e “Pavio Curto” (2024).
Colabora com a empresa Way Beyond, na qualidade de formadora, onde leciona Effective Communication Skills, em várias empresas portuguesas e foi formadora na THNK – Creative Leadership. Foi professora de Expressão Dramática, no Lycée Français Charles Lepierre (Liceu Francês em Lisboa), de 2011 a 2020. Coordena, desde 2022, o projeto “Laboratório de Teatro”, no Bairro da Mouraria, em parceria com a CML, que vai agora na sua 4ª edição. É professora de Expressões Artísticas da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, desde 2021. Desde 2017, faz parte do projeto continuado de intervenção artística junto de crianças e jovens, desenvolvido com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Em 2024, integrou a equipa do projeto artístico “Palavras Escondidas”, desenvolvido no Estabelecimento Prisional de Leiria. Em 2025, encenou “A visita da velha senhora”, com elenco do grupo sénior da Companhia de Teatro da Chaminé.
É Diretor-Geral da Educação. Mestre em Ciências da Educação, Área de Gestão e Administração Escolar, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; Especialização pós licenciatura em Educação, área de especialização em Organização e Gestão Escolar, Faculdade de Ciências da Universidade Clássica de Lisboa; Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa.
Professor do ensino básico e secundário, exerceu a docência em gestão autárquica, gestão e administração escolar e ensino da língua e cultura portuguesa, em França. Foi Diretor Municipal de Educação – Cascais, Diretor do Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo — São Domingos de Rana, Vice-presidente da Direção da ANDAEP — Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (até 31/12/2023) e membro do Conselho das Escolas (2014 e 2018).
Membro do Grupo de Trabalho criado no âmbito do Despacho n.º 3866/2021, de 16 de abril, com a missão de apresentar sugestões e recomendações no âmbito da definição do plano de recuperação e consolidação de aprendizagens destinado aos alunos dos ensinos básico e secundário.
É Presidente do Conselho Nacional de Educação, eleito pela Assembleia da República, desde 9 de junho de 2022. Professor Catedrático, jubilado, na Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa e investigador integrado no CIES-IUL - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia. Ao longo de 17 anos foi coordenador de programas de Mestrado e de Doutoramento na especialidade de Avaliação em Educação na Universidade de Lisboa. Os seus principais interesses nos domínios da investigação e do ensino são a Avaliação de Políticas Públicas de Educação, as Políticas de Formação de Professores e Políticas Curriculares, a Teoria da Avaliação, as Políticas e Práticas de Avaliação Pedagógica e as Relações entre Currículo, Pedagogia e Avaliação. Foi professor visitante numa diversidade de universidades internacionais tais como a Texas A&M University, nos Estados Unidos, a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Universidade Federal do Pará (UFPA), no Brasil, e a Universidade de La Salle, na Colômbia. Tem sido investigador principal de projetos de investigação e de avaliação, nacionais e internacionais, financiados no âmbito de concursos públicos, e de contratos de prestação de serviços. É autor de cerca de 200 publicações e de 300 comunicações nacionais e internacionais. Nos últimos três anos coordenou os seguintes projetos de investigação: Políticas educativas e desempenho de Portugal no PISA (2000-2015), financiado pelo POCH, Fundo Social Europeu e Portugal 2020 (2017-2018); Avaliação de Competências dos Professores do Ensino Secundário de São Tomé e Príncipe, financiado pelo Instituto Camões (2018-2019); e Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (Projeto MAIA), financiado pelo POCH, Fundo Social Europeu e Portugal 2020 (setembro 2019-março 2022). O seu artigo mais recente intitula-se Educação, sociedade e democracia: o legado de John Goodlad, publicado em maio de 2022 na revista Estudos Avançados do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, Brasil. O seu livro mais recente, intitulado Avaliar e aprender numa cultura de inovação pedagógica, foi publicado em abril de 2022 pela Editora Leya. O seu relatório de investigação mais recente, que coordenou e redigiu em co-autoria, intitula-se Para uma avaliação pedagógica: dinâmicas e processos de formação no âmbito do Projeto MAIA e foi publicado em linha em setembro de 2021.
Artista plástico, professor e investigador em ensino e educação artística e tecnológica são dimensões indissociáveis da estória pessoal que constroem a sua biografia como criador. Mantém uma presença e intervenção ativa, no campo das artes plásticas, entre 1968 e 1975, ano em que integrou (conjuntamente com o escultor Alberto Carneiro e o pintor Joaquim Vieira) a Comissão Consultiva para as Artes Plásticas, MCS, em representação da Cooperativa ÁRVORE, Porto.
Neste período desenvolve, com Sá Coutinho e Sobral Centeno um coletivo de criação e intervenção artística que realiza um programa sistemático e continuado de exposições - no âmbito das artes visuais - sempre acompanhadopor uma problematização da dimensão social da arte no seu tempo.Este coletivo realiza diversas exposições individuais, particularmente na Galeria Alvarez (1969 e 1970) e Galeria Dois (1973), Porto, dirigidas por Jaime Isidoro. Nesse mesmo período participa em diversas exposições coletivas, destacando-se a Exposição “Levantamento da arte do séc. XX no Porto” (1975) Museu Nacional Soares dos Reis, Porto, Fundação Calouste Gulbenkian e Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa
Na atualidade tem participado em numerosas exposições coletivas, nomeadamente em bienais internacionais de arte (Bienal de Cerveira; Bienal de Gaia, Bienal do Avante e Bienal de Espinho) e realizado diversas exposições individuais.
Professor na Escola Superior de Educação e na Coimbra Business School do Politécnico de Coimbra. Investigador em tecnologia educativa e formação de professores no Centro de Investigação, Educação, Formação e Intervenção (NIEFI - ESEC), no Centro de Investigação e Inovação em Educação (InED) da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto e no Grupo de Pesquisa e Formação de Professores e Tecnologias Educacionais do Instituto Superior de Educação no Rio de Janeiro. Lidera o Núcleo de Pesquisa e Pesquisa em Tecnologia Educacional Luso-Brasileiro - NIPTecEDU. Consultor científico e pedagógico em escolas, CFAE e municípios. Há 14 anos coordena o Projeto SUPERTABi no Município da Maia.
Nasceu em 1973. Cresceu na Portela de Sacavém. Professor de Educação Visual e Educação Tecnológica (atualmente, apenas se dedica aos livros e à ilustração) e Formador de Professores. Frequentou a Escola Secundária Artística António Arroio e a Escola Superior de Educação de Beja. Realiza exposições coletivas e individuais de pintura, escultura e ilustração desde 1995. Foi o criador e o diretor do Animatu - festival internacional de cinema de animação digital, que se realizou em Beja durante vários anos. Inventor de histórias com palavras e desenhos, escreve e ilustra os seus livros desde 2013. Privilegia o livro ilustrado e o livro-objeto nas suas criações. Tem vários livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura.
Nasceu em Setúbal, em 1976. Vive e trabalha na Madeira, local onde exerce, também, actividade docente. Integrou o grupo Porventura Teatro, no qual desempenhou funções de actor e de cenógrafo. Desenvolve trabalhos de ilustração, dos quais se destacam os realizados para a colectânea de poesia (De)Corrente, Editorial Minerva, para a Direcção de Serviços de Educação Artística e Multimédia e para a obra infantil "O Mundo Azul da Menina Maçã", de Rosário Antunes, Chiado Editora. Tem colaborado, como actor, com o Teatro Experimental do Funchal (TEF) e compõe, mais recentemente, o grupo de teatro Teatro do Avesso da Associação Avesso. Tem participado em projectos fotográficos de natureza diversa.
É Conservadora Restauradora de pinturas murais e Investigadora auxiliar do Laboratório HERCULES da Universidade de Évora e Laboratório associado In2PAST, Portugal. Possui Licenciatura em Conservação e Restauro; Doutoramento em Conservação e Restauro, na especialidade Teoria, História e Técnicas de Produção Artística, pela NOVA FCT; Pós-Graduação em Química aplicada ao Património Cultural pela Faculdade de Ciências/ULISBOA e Pós-Doutoramento de 6 anos em Ciências do Patrimônio Cultural, pela UÉ. Possui mais de 25 anos de experiência na área da pintura mural em Portugal e no estrangeiro nas vertentes de conservação e restauro, investigação, ensino e divulgação. Investigadora Responsável (IR) do projeto ALMADA (PTDC/ART-HIS/1370/2020). Ciência ID: E11E-AC92-94E9
Artista e Docente do Ensino Básico – variante Educação Visual e Tecnológica, tem desenvolvido diversas atividades artísticas, instalações, exposições e workshops. Tem colaborado com o artista plástico Acácio de Carvalho em diversos projetos artísticos. Formação em cerâmica no atelier do escultor João Carqueijeiro.
Co-organizador e dinamizador do evento "Noite Branca", Braga 2012 Capital Europeia da Juventude. Co-dinamizador do ProjectArte (2007 – 2012) na escola EB2/3 Dr. Leonardo Coimbra (filho), projeto que promovia o desenvolvimento de competências artísticas em crianças provenientes de bairros considerados problemáticos. Co-dinamizador de workshops/instalações artísticas no evento "PICNIC PLAY", 2012 Guimarães Capital Europeia da Cultura. Co-organizador e dinamizador dos eventos: "A Porta fica aberta", encerramento de Braga 2012 Capital Europeia da Juventude; "Noite Branca 2013", Braga; "Semear Tradições", Guimarães Shopping, 2015, e do projecto vencedor do concurso de arte pública do NorteShopping, Matosinhos, 2016. Co-coordenação do projeto artístico de arte colaborativa "oficina arte.descoberta", projetos artísticos colaborativos desenvolvidos: "Linha de Braga" e "Ilustra com agulhas e linhas" apresentados no evento "Braga em risco", Braga, 2016; "Desenhar no imaginário" e "Ilustrar com agulha e linhas" integrados Festival Internacional de Teatro de Rua – Imaginarius 2018; "Gueto" e o workshop/instalação artística arte colaborativa "Lugar dos Feitiços", integrados no evento "Feira da Época, A Salvação do Corpo", Torres Novas (projeto conjunto Abre Latas e oficina arte.descoberta); "Entrelaçar", evento Festivinhão 2019 em parceria com a Escola Artes e Ofícios de Arcos de Valdevez. Projetos artísticos educativos: "Rostos da minha Terra".
É artista e professora convidada na Escola de Arquitetura da Universidade do Minho (EAUM). É licenciada em Artes Plásticas-Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (2005) e mestre em Ensino de Artes Visuais para Professores do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (2010). Doutorada em Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (2016), foi bolseira de investigação da FCT (2012-2016). É investigadora integrada no GEPI, Grupo de Estudos com Povos Indígenas, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Brasil, e no Lab2PT, Laboratório de Paisagem, Património e Território, da Universidade do Minho, Portugal. Atualmente, ela está envolvida no grupo de pesquisa em Arquitetura e Urbanismo do ProChild CoLAB – um consórcio nacional português com uma abordagem transdisciplinar dedicado ao combate à pobreza e à exclusão social em crianças de 0 a 10 anos.
É Comissário do Plano Nacional das Artes, desde 2019. Docente, ensaísta e curador, é licenciado e mestre em Filosofia pela FCSH, Universidade Nova de Lisboa. Lecionou nessa Universidade, na Universidade Católica Portuguesa, no Departamento de Arquitetura da UAL e na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, onde coordenou a Pós-Graduação em Práticas Artísticas e Processos Pedagógicos. É membro do Grupo de Peritos em Cultura da Organização dos Estados Ibero-Americanos e vogal do Conselho Diretivo do Centro Cultural de Belém.
É Comissário do Plano Nacional das Artes, desde 2019. Docente, ensaísta e curador, é licenciado e mestre em Filosofia pela FCSH, Universidade Nova de Lisboa. Lecionou nessa Universidade, na Universidade Católica Portuguesa, no Departamento de Arquitetura da UAL e na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, onde coordenou a Pós-Graduação em Práticas Artísticas e Processos Pedagógicos. É membro do Grupo de Peritos em Cultura da Organização dos Estados Ibero-Americanos e vogal do Conselho Diretivo do Centro Cultural de Belém.