[ A RAPOSA E A CEGONHA ]

AUTOR: ESOPO

Aqui você encontrará:  Ilustrações Fábula (texto, audio, vídeo) Atividades e Recursos Didáticos

 UM DIA, A RAPOSA CONVIDOU a cegonha para jantar. Querendo pregar uma peça na outra, serviu sopa num prato raso. Claro que a raposa tomou toda a sua sopa sem o menor problema, mas a pobre cegonha, com seu bico comprido, mal pôde tomar uma gota. O resultado foi que a cegonha voltou para casa morrendo de fome. A raposa fingiu que estava preocupada, perguntou se a sopa não estava do gosto da cegonha, mas a cegonha não disse nada. Quando foi embora, agradeceu muito a gentileza da raposa e disse que fazia questão de retribuir o jantar no dia seguinte.


Assim que chegou, a raposa se sentou, lambendo os beiços de fome, curiosa para ver as delícias que a outra ia servir. O jantar veio para a mesa numa jarra alta, de gargalo estreito, onde a cegonha podia beber sem o menor problema. Por causa do seu grande focinho, a raposa, amoladíssima, só teve uma saída: lamber as gotinhas de sopa que escorriam pelo lado de fora da jarra. Ela aprendeu muito bem a lição. Enquanto ia andando para casa, faminta, pensava: “Não posso reclamar da cegonha. Ela me tratou mal, mas fui grosseira com ela primeiro”.


A fábula mostra que devemos tratar os outros tal como desejamos ser tratados. 

 [ATIVIDADES E SEQUÊNCIA DIDÁTICA]

OBJETIVOS PEDAGÓGICOS

TOMADA DE DECISÃO RESPONSÁVEL

Avaliar os benefícios e consequências de diversas ações para o bem-estar pessoal, social e coletivo.

Habilidade específica

Refletir sobre o seu papel para promover o bem-estar da comunidade

Capacidade maker

Buscar conhecimento, refiná-lo e tentar novamente. Desenvolver a mentalidade para criar um projeto para os outros.

O ambiente 

Ateliê de trabalho em argila  

1) ATIVAR PARA ENGAJAR


SENTA QUE LÁ VEM A HISTÓRIA!


>> Antes da história

>> Durante a história: Algo semelhante aconteceu com uma raposa e uma cegonha. Vamos ver? Ao longo da história, chame a atenção dos alunos para as características de cada animal e suas necessidades. 

>> Depois da história: Imagine se a raposa e a cegonha tivessem uma segunda chance de oferecer um jantar? Que sugestões você daria a elas? O que você deve levar em consideração ao cozinhar para alguém?

2) BRINCAR PARA CRIAR

3) REFLETIR PARA COMPARTILHAR


[INDO ALÉM]