[ Podcasts Instrucionais ]

Esticamos ainda mais os conteúdos e chegamos em podcasts voltados exclusivamente para você. São seis episódios, com temas escolhidos a dedo para expandir ainda mais a experiência elástica maker. Especialistas foram convidados a trazer o que chamamos de pílulas de conhecimento. 

Neste episódio, a pedagoga e especialista em educação infantil Rona Hanning fala sobre como podemos gerar mudanças significativas nos padrões culturais quando enxergamos a educação infantil como um espaço de revolução. Entenda mais sobre o papel do educacor nessa educação transformadora ouvindo nosso podcast.

Vamos juntos com a especialista Clarissa Brito mergulhar nos principais pilares e objetivos da educação antirracista, discutindo pertencimento, autoestima negra, desconstrução de saberes colonizados e a importância da lei 10.639 para a educação brasileira, buscando a humanização de todas as vidas.

Neste episódio, nossa querida especialista em educação maker Daniela Lyra fala sobre a relação entre maker-centered learning e educação infantil. Saiba mais como escolas ao redor do mundo estão fazendo conexões poderosas para incentivar as crianças a colocarem a mão na massa e se envolverem no processo de ideação de novas possibilidades. 

Neste episódio vamos abordar uma questão central: o foco deve estar na criança preta ou simplesmente na criança? Ela discute a importância e a necessidade de racializar as experiências na infância para transformar a maneira como nos relacionamos, fornecendo parâmetros embasados e intencionais para nossas escolhas enquanto educadores comprometidos com o antirracismo.

A nossa professora bilíngue e educadora Maker Julyana Brasil fala sobre o que é o protagonismo infantil e como incentivar que as crianças sejam autoras de seu próprio aprendizado dentro de uma sala de aula maker. 


Aqui, Wander Filho, bibliotecário do Centro Binacional Casa Thomas Jefferson, nos conta sobre a importância da representatividade negra na cultura pop. Ele aborda como essa representatividade é crucial e enfatiza a necessidade de toda a comunidade escolar estar sensibilizada e ativa na promoção da educação antirracista. 

No episódio de hoje, nossa especialista em educação maker Daniela Lyra fala sobre a influência do espaço educativo para o aprendizado. Ela explica como podemos utilizar objetos do dia a dia para que o espaço se torne um poderoso instrumento pedagógico!

Clarissa Brito oferece insights valiosos sobre critérios essenciais, fundamentados em pesquisas e na produção intelectual de figuras proeminentes do movimento negro, que devem ser considerados ao escolher obras literárias para trabalhar com crianças. 

Aqui, a jornalista, pedagoga e especialista em Edutainment Carolina Sanches conta como suas inquietações em busca de formar leitores na contemporaneidade e fazer a nova geração amar livros a levou a criar o conceito de leituras elásticas para levar a experiência da leitura a um novo patamar!

Autora do livro "O enegrecer psicopedagógico - Um Mergulho Ancestral", Clarissa Brito, nos fala sobre a construção da autoestima da criança negra. Ela discute as urgências e ferramentas necessárias para a construção da identidade de se saber negro na primeira infância.

Vamos juntos aprender com a pedagoga e especialista em educação infantil Rona Hanning sobre a importância das fábulas para as crianças pequenas e como elas podem ensinar sobre habilidades socioemocionais. Saiba mais como usar as fábulas para desenvolver várias competências que impactam a relação das crianças com elas mesmas e com os outros. 

 Clarissa Brito, psicopedagoga especialista em educação antirracista na educação infantil e autora do livro "O enegrecer psicopedagógico - Um Mergulho Ancestral", nos fala sobre os cuidados e pontos de partida importantes para pensarmos em projetos que visam a reconstrução da identidade negra e os objetivos principais desse trabalho nas crianças brancas aliadas à causa antirracista.

No episódio de hoje, Wander Filho, bibliotecário, educador maker e coordenador dos resource centers do Centro Binacional Casa Thomas Jefferson, nos conta como os educadores maker (negros e não negros) podem se aliar, trazendo as capacidades maker para pensar em ações efetivas e eficientes para agir em prol da causa antirracista.