Desperdício de Alimentos no IF

Metodologia

Primeiramente, obtemos dados acerca da quantidade de alimentos jogados no lixo durante o almoço dos alunos, no dia 22/08/2019, por meio de outro grupo de Projeto Integrador do campus, os quais pesam o descarte com frequência para fazer o processo de compostagem. Nos foi informado que a cada três dias o descarte totalizava entre 30 e 35 quilos de comida, ou seja, de 10 a 11,67 quilos de alimentos são jogados no lixo todos os dias.

Posteriormente, pesamos as marmitas entregues pela instituição no horário de almoço, tanto as de tamanho normal quanto as de tamanho grande (entregues caso o aluno solicite com antecedência), com os dados obtidos nesse processo multiplicamos a quantidade de marmitas normais(108 em média) e de marmitas grandes(6 em média) por seus respectivos pesos( 300g em média e m em média), depois descontamos o peso do isopor que as abriga( 9g em média e m em média) para obter um panorama sobre o total de alimentos entregues aos alunos.

Normal

300 - 9 = 291 g


291 g x 108 marmitas = 31,428 kg por dia

Grande


peso g - isopor g = sla g


sla g x 6 marmitas = resultado kg por dia

Sendo assim, desperdiçamos 1/3 do alimento entregue. A cada 3 dias nós descartamos um total de alimento que seria suficiente para alimentar o campus por um dia.

Atitudes Contra o Desperdício no Campus

No nosso campus o alimento descartado é reaproveitado para outro projeto de pesquisa, todo alimento é coletado e passa pelo processo de compostagem para ser utilizado como fertilizante na horta gerenciada pelos integrantes do projeto, sendo assim, o descarte orgânico é reaproveitado em uma prática bem simples que pode ser realizada até mesmo em seu domicílio.

Compostagem é o processo biológico de valorização da matéria orgânica, seja ela de origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal, e pode ser considerada como um tipo de reciclagem do lixo orgânico. Trata-se de um processo natural em que os micro-organismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação de matéria orgânica, transformando-a em húmus, um material muito rico em nutrientes e fértil.

Como Fazer compostagem:

A compostagem do lixo acontece em fases, sendo elas muito distintas umas das outras.

1ª) Fase mesofílica:

Nessa fase da compostagem, os fungos e as bactérias mesófilas (ativas a temperaturas próximas da temperatura ambiente), começam a se proliferar na matéria orgânica aglomerada na composteira, fazendo a decomposição do lixo orgânico. Primeiro são metabolizadas as moléculas mais simples. Nessa fase, as temperaturas são moderadas (cerca de 40°C) e dura em torno de 15 dias.

2ª) Fase termofílica:

É a fase mais longa da compostagem, podendo se estender por até dois meses, dependendo das características do material que está sendo compostado. Nessa fase, entram em cena os fungos e bactérias denominados de termófilos, que são capazes de sobreviver a temperaturas entre 65°C e 70°C, à influência da maior disponibilidade de oxigênio - promovida pelo revolvimento da pilha inicial. A degradação das moléculas mais complexas e a alta temperatura ajudam na eliminação de agentes patógenos.


3ª) Fase da maturação:

É a última fase do processo de compostagem, podendo durar até dois meses. Nessa fase da compostagem, há a diminuição da atividade microbiana, da temperatura (até se aproximar da temperatura ambiente) e da acidez. É um período de estabilização que produz um composto maturado. A maturidade do composto ocorre quando a decomposição microbiológica se completa e a matéria orgânica é transformada em húmus, livre de toxicidade, metais pesados e patógenos.