No mês de aniversário de Porto Alegre, o Memorial realiza exposição de alguns artefatos da cultura açoriana.
No mês do aniversário de Porto Alegre, o Memorial está promovendo para os 3º anos dos Anos Iniciais a aula temática intitulada Porto Alegre ontem x hoje em comemoração aos 245 anos da cidade.
Vídeo da Mesa Redonda: Experiências de preservação do patrimônio escolar.
"Na edição IV COLÓQUIO, em 2016, o GRUPEHME estreita a atuação junto ao Grupo de Pesquisa Patrimônio Cultural: Histórias e Memórias e ao CEDOC, apresentando o tema: Experiências de Preservação do Patrimônio Cultural: Lugares, memórias e Identidades".
A mesa redonda teve participação dos seguintes pesquisadores:
O Jornal da Educação Nº 293 - Março/2016 - Joinville-SC, veiculou o artigo Leituras da Caixa-Preta do Colégio Farroupilha de Gladys Mary Ghizoni Teive e Norberto Dallabrida (professores da UDESC). O texto trata do Vol. 2 da obra Do Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha: memórias e histórias (1858-2008), organizado pelas professoras Maria Helena Camara Bastos, Alice Rigoni Jacques e Dóris Bittencourt Almeida e com o selo da EDIPUCRS.
O 3º ano E visitou o Memorial e participou da aula temática sobre Porto Alegre ontem e hoje.
O 1º ano A no mês do aniversário do Colégio Farroupilha e da ABE/1858, participa da oficina Detetives do Colégio Farroupilha – Investigando os mistérios do passado, que tem como objetivo apresentar a história do Colégio; refletir sobre a importância da história e da memória e desenvolver a interpretação a partir da análise de vestígios.
A partir da oficina realizada no Memorial para as turmas do 1º ano dos Anos Iniciais sobre a história do Colégio Farroupilha, os estudantes registraram por meio de desenhos suas aprendizagens.
No dia 28/03/2017, o Memorial recebeu a visita de duas alunas da turma de 1979. Diane Cole foi intercambista do Rotary Club e reside em Minnesota, nos EUA. Veio acompanhada do seu esposo Patrick Cole. E Adriana Helena Kliemann também aluna e formanda da turma de 1979. Além do Memorial, visitaram os diversos espaços do colégio, Centro de Cambridge, laboratórios, salas de aula, biblioteca, bar do Zé e área esportiva.
O Memorial iniciou a Semana Digital promovendo para os estudantes do 8º ano dos Anos Finais a oficina "Da fotografia preto & branco à fotografia digital" em parceria com a disciplina de História e a TE. A oficina tem como objetivo propiciar aos estudantes oportunidades de diálogo, rememoração e reflexão através da utilização de fotografias como fonte de pesquisa e documento histórico. Utilizando os Ipads, e acessando o aplicativo Pic Learning, os estudantes capturaram imagens contendo elementos antigos em fotografias contemporâneas.
No dia 22 de maio, recebemos a visita do Sr. Paulo Roberto Leke, ex-aluno do Velho Casarão. A convite do estudante Bernardo de Oliveira Mosele esteve visitando o Memorial e conversou com os estudantes do 2º ano E sobre a época em que foi aluno do colégio. Por meio de fotografias foi apresentando aos estudantes os espaços da antiga escola: a fachada da escola, o pátio com as paineiras, a escada interna, o bonde que o conduzia para a escola, seus professores e colegas de aula, a sala de aula do curso primário e muitas outras lembranças do seu tempo de escola.
No dia 05 de junho, teve início a VI Edição da Feira Verde. O evento, realizado desde 2012, oferece palestras e oficinas para estudantes de todos os níveis de ensino com foco na sustentabilidade.O Memorial, então, está desenvolvendo uma oficina sobre a história das três figueiras, que dão nome ao bairro. Os estudantes foram incentivados a representar em desenhos memórias que têm junto às figueiras ou à natureza.
O evento foi realizado no dia 30 de maio de 2017, na Faculdade de Educação, sala 307, das 8:30 até 17:30, em parceria com o Colégio Farroupilha e a 1ª Coordenadoria Regional de Educação. A coordenação geral do evento foi realizada pela Dra. Alice Rigoni Jacques, Dra. Maria Helena Camara Bastos e a Dra. Tatiane e Freitas Ermel. Contou como comissão organizadora os bolsistas de Iniciação Científicia, Carolina Asti Severo e Vinícius Martins Terra. Ainda, Eduardo Hass da Silva e Lucas Costa Grimaldi, integrantes do Grupo de Pesquisa "Do Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha: entre histórias e memórias".
Apresentação do Acervo Escolar do Colégio Farroupilha: lugar de ensino, pesquisa e coleção
- Dra. Alice Rigoni Jacques (Educação/PUCRS) e Dra. Tatiane de Freitas Ermel (Educação/PUCRS
Exercícios práticos de conservação com a restauradora Angelita Vargas Peixoto "Conservar para não restaurar".
Bolsistas de Iniciação Científica do Grupo Hisales/UFPel em atividade nos Exercícios práticos de Conservação. Conservar para não restaurar.
Conferência com a Dra. Maria Teresa Santos Cunha (História/UDESC) sobre "Acervos Escolares no Tempo Presente: um lembrar (nem sempre) adiado".
Diálogos Contemporâneos: Acervos Escolares como Memória e Patrimônio da Educação
Me. Rita de Cássia Portela da Silva (Arquivologia/UFRGS); Me. Vanessa Barrozo Teixeira (Museologia/UFRGS); Dra. Maria Helena Camara Bastos (Educação/PUCRS) (mediadora)
l
Relatos de experiências: possibilidades de pesquisa e exposição com acervos escolares
Me. Luciana Vivian da Cunha (Educação/Unisinos): Acervo do Colégio Júlio de Castilhos: surpresas e possibilidades.
Relatos de experiências: possibilidades de pesquisa e exposição com acervos escolares
Especialista Rochele Marcello: “Castelos de memória”: Escola Municipal José Mariano Beck
- Bel. Luciana Oliveira de Brito (Museologia/UFRGS): Desenvolvimento do projeto de implantação do Memorial do Colégio N.S. do Bom Conselho/Porto Alegre.
Relatos de experiências: possibilidades de pesquisa e exposição com acervos escolares
Bel. Luciana Oliveira de Brito (Museologia/UFRGS): Desenvolvimento do projeto de implantação do Memorial do Colégio N.S. do Bom Conselho/Porto Alegre.
Coffee comunitário.
Na Ciranda de Ideias do Colégio Farroupilha, muitas atividades foram organizadas para receber nossa comunidade. No Memorial as crianças e familiares participaram de atividades sobre a Cultura Açoriana.
As turmas do 3º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais estiveram na Tenda Principal do evento para participar de um circuito sobre a cultura açoriana, organizado pelo Memorial do colégio em parceria com a professora Lucélia Nunes. O espaço foi dividido nas nove ilhas do arquipélago: Flores, Corvo, Pico, Santa Maria, Faial, São Jorge, Terceira, São Miguel e Graciosa.As oficinas incluíram a pintura de desenhos de azulejos, dos trajes típicos açorianos e do Galo de Barcellos, da confecção da Bandeira do Divino e do guardanapo Pão por Deus, da solução de uma carta enigmática e de exercícios de caça-palavras e cruzadinhas.
Nesta semana as turmas do 5º ano participaram da oficina "A imigração alemã no RS". A atividade permitiu que os estudantes conhecessem muitas das contribuições trazidas e desenvolvidas pelos alemães, como por exemplo: as indústrias Neugebauer, Renner e Grupo Gerdau; o Hospital Moinhos de Vento; os Clubes Sogipa, Leopoldina Juvenil entre outros. Também foram convidados a analisar alguns documentos destacando a contribuição dos alemães para o desenvolvimento do o RS.
A confecção da Bandeira do Divino Espírito Santo e do Pão por Deus foram duas atividades que fizeram parte do circuito lúdico açoriano organizado pelo Memorial para os estudantes da Unidade Correia Lima.
Na tarde de segunda-feira, 24 de julho, o Memorial do Colégio Farroupilha recebeu a visita de estudantes e professores dos cursos de História e Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e membros do grupo de pesquisa História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (HISALES).
O grupo conheceu a história da escola e da Associação Beneficente e Educacional de 1858 (ABE) e interagiu com os documentos e artefatos pertencentes ao acervo do Memorial.
No 39º ISCHE (International Standing Conference for the History of Educacion, a coordenadora do Memorial do Colégio Farroupilha Alice Rigoni Jacques, visitou o Instituto Félix Bernasconi - Um Palácio para a Escola Primária na cidade de Buenos Aires. Estabelecimento educativo público fundado em 1929. No Instituto, Rosário Vera Peñalosa criou o Museu da Escola Primária.
Museu Pedagógico da Escola Primária criado por Rosário Vera Peñaloza.
Exposição de animais taxidermizados.
Materiais didáticos para estudo do relevo confeccionados com papel machê.
Biblioteca do Instituto Félix Bernasconi.
Biblioteca Nacional de Maestros é uma biblioteca pública argentina.Está localizada no edifício histórico do Palácio Sarmiento.
O Memorial do Colégio Farroupilha participou do 39º ISCHE (International Standing Conference for the History of Education) na cidade de Buenos Aires na Argentina, com a apresentação do Workshop "Acervo Escolar del Colegio Farroupilha/Brasil: lugar de colección, investigación y enseñanza".
Conferência com Roger Chartier no IX Congresso Brasileiro de História da Educação em João Pessoa.
No dia 6 de outubro recebemos a visita do Sr. Iron Goidanich, ex-aluno do Colégio Farroupilha. Na ocasião entregamos a ele o livro "Histórias que marcam" 130 anos do Colégio Farroupilha. Iron participou da obra com a escrita do texto intitulado "Um cupido chamado Farroupilha - ou a alegria de ter estudado em colégio misto".
No dia 6 de outubro recebemos a visita dos ex-alunos formandos do curso ginasial do ano de 1952.
No dia 10 de outubro realizamos uma palestra aos estudantes de Pós-Graduação da Universidade de Caxias do Sul (UCS) sobre "O Memorial do Colégio Farroupilha (POA/RS): um lócus da cultura escolar".
Aula sobre os Meios de Comunicação para os estudantes do 1º ano dos Anos Iniciais.
Apresentação das pesquisas sobre o Colégio Farroupilha aos estudantes de Pós-Graduação em Educação da FACED-UFRGS.
Participação no XI CIEIA (Congresso Internacional de Estudos Ibero-Americanos - PUCRS) 17, 18 e 19 de outubro com a apresentação do trabalho "O curso primário do Colégio Farroupilha sob as lentes da nacionalização do ensino (1937-1961)".
No dia 26 de abril de 2019, os estudantes do Curso de Pedagogia da UFRGS visitaram o Memorial para uma aula sobre cultura escolar e história das instituições escolares.
No dia 12 de abril de 2019, o Memorial participou da Reunião de Trabalho do Grupo de Pesquisas Arquivos Pessoais, Patrimônio e Educação, credenciado pelo CNPq, no Museu da Escola Catarinense, em Florianópolis.
No dia 14 de maio de 2019, as crianças do Nível 4 da professora Aline participaram de uma atividade no memorial, na qual aprenderam sobre as plantas existentes na época em que a chácara Três Figueiras chamava-se Vila Quinota. Na ocasião as crianças tiveram a oportunidade de visitar o espaço que guarda e preserva a história do Colégio Farroupilha.
Na Feira verde os estudantes do 1º ano participaram da oficina "Conhecendo as Figueiras do Colégio". Durante a atividade eles construíram com diversos materiais a sua figueira.
Na tarde de terça-feira, 13 de agosto, o Memorial do Colégio Farroupilha promoveu a palestra “Entre experiências e expectativas: itinerários investigativos na história da educação no tempo presente”, com a professora Maria Teresa Santos Cunha, do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGH-UDESC).
A palestra reuniu professores, mestrandos, doutorandos e estudantes de diferentes universidades. Em sua fala, Maria Teresa trouxe conceitos dos historiadores Reinhart Koselleck e Edward Palmer Thompson sobre “expectativa” e “experiência” na história, além de outros pontos sobre o tema.
No dia 21/10 o Memorial recebeu a visita da professora Carlota Boto da Faculdade de Educação da USP, acompanhada da professora Maria Helena Camara Bastos. Carlota é autora de diversos livros que tratam da História da Educação e em 2013, escreveu o prefácio do Vol. I da obra "Do Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha/RS - Memórias e Histórias (1858-2008)".