Exposições

O Memorial realiza, simultaneamente às aulas, exposições temáticas.

II Semana Digital

DA CANETA TINTEIRO AOS TABLETS: OS RECURSOS DIDÁTICOS ENTRE AS DÉCADAS DE 1950 A 2010

Exposição Festa Junina

Maquete do Velho Casarão construída pelo ex-aluno Martin Süffert e doada ao memorial no ano de 2015.

III Semana Digital

"Da fotografia preto&branco à fotografia digital"

Pinhole é uma máquina fotográfica sem lente. Consiste numa maneira de ver uma imagem real através de uma câmara escura. De um pequeno orifício onde a luz é captada para dentro da câmara, e sofrendo um movimento de inversão, a imagem é projetada para a parede oposta ao orifício ao contrário.

A câmara escura, foi construída pelos estudantes do Ensino Médio na oficina Ótica Geográfica realizada no Laboratório de Física e está exposta no Memorial.

O Memorial inaugurou o espaço "Encanto Açoriano" contendo artefatos, livros, vestimenta e muitos objetos da cultura açoriana. Dessa forma, pretendemos proporcionar aos estudantes e à comunidade, a divulgação e a preservação da cultura açoriana em nossa cidade e em nosso estado, por meio da realização de oficinas e aulas temáticas.

EXPOSIÇÃO: "A ESCOLA RECORDADA: DO VELHO CASARÃO ÀS TRÊS FIGUEIRAS. PORTO ALEGRE (1886-1961)"

O Memorial esteve presente no XIII CIHELA - Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana (28 de febrero 1, 2 y 3 de marzo) promovido pela SUHE Sociedad Uruguaya de Historia De La Educación - Montevidéu (Uruguai).

De 14 a 20 de maio acontece a 16ª Semana de Museus e o Memorial do Colégio Farroupilha apresenta a Mostra “A ESCOLA RECORDADA: DO VELHO CASARÃO ÀS TRÊS FIGUEIRAS. PORTO ALEGRE/RS (1886-1961)”

A mostra consiste em mais uma atividade do grupo de pesquisa: “Entre Memórias e Histórias da escola do Rio Grande do Sul: Do Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha (1858-2008)”, que completa 10 anos de trabalho em 2018. Com o objetivo de estudar a história da instituição, desde a fundação de sua mantenedora – Associação Beneficente e Educacional de 1858/ABE até hoje, apresentamos uma parcela do acervo que integra o Memorial do Colégio, fundado em 2002. A exposição compõe um mosaico de pluralidades de temas e artefatos da cultura escolar de uma época, suscitando debates e intercâmbios acadêmicos, fundamentais para o aprimoramento da ciência e para a difusão na sociedade como um todo.

A exposição "Memórias Compartilhadas: uma viagem pelas origens da ABE 1858" ocorre no Hospital Moinhos de Vento (Rua Tiradentes, 333) - de 15 a 30 de maio. A mostra apresenta a história da Associação Beneficente Alemã desde a chegada dos alemães em Porto Alegre, a fundação da sociedade alemã, a criação do Colégio Farroupilha, a fundação do Hospital Moinhos de Vento, bem como as mudanças, adaptações e criações estruturais da escola e as ações pedagógicas realizadas nos últimos anos.

A exposição “A ESCOLA RECORDADA: DO VELHO CASARÃO ÀS TRÊS FIGUEIRAS. PORTO ALEGRE/RS (1886-1961)”, está presente na XII Anped Sul realizada na Faced da UFRGS no período de 23 a 26 de julho. A exposição marca os 10 anos de pesquisa do grupo “Entre Memórias e Histórias da escola do Rio Grande do Sul: Do Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha (1858-2008)”, e compõe um mosaico de pluralidades de temas e artefatos da cultura escolar de uma época, suscitando debates e intercâmbios acadêmicos, fundamentais para o aprimoramento da ciência e para a difusão na sociedade como um todo.

A exposição itinerante “Memórias Compartilhadas: uma viagem pelas origens da ABE 1858”, estará, de 16 a 26 de julho, no Shopping Iguatemi, no 2º piso, próximo à loja Zara. Além de abordar a trajetória da ABE 1858, a mostra leva aos visitantes aspectos da história da educação e do Rio Grande do Sul, desde a imigração alemã em 1824, passando pelo crescimento da cidade de Porto Alegre a partir da criação de instituições como o Grêmio Náutico União (GNU) e o Hospital Moinhos de Vento.

A exposição, lançada no Colégio Farroupilha em 21 de março, já percorreu outros espaços da cidade, como a sede Petrópolis do Grêmio Náutico União (GNU) e o Hospital Moinhos de Vento.

No mês de maio acontece a 17ª Semana Nacional de Museus, temporada cultural promovida pelo Ibram em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). O tema escolhido pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus) para esse ano, versa sobre “Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições”. O Memorial participa da Semana Nacional de Museus com a exposição “Janelas Abertas: O Memorial do Colégio Farroupilha e os Açores”. Na exposição pode-se apreciar a vestimenta utilizada pelos açorianos, o artesanato feito com escamas de peixe e palha de milho, bordados, porcelanas pintadas a mão, o Galo de Barcellos, os azulejos etc.

As crianças do Nível 5 visitaram na tarde de hoje (06/05/2019) a exposição "Janelas Abertas: O Memorial do Colégio Farroupilha e os Açores".

O Memorial do Colégio Farroupilha participou de 03 a 08 de junho da 3ª Semana Nacional de Arquivos com a exposição "Janelas Abertas: o Memorial do Colégio Farroupilha e os Açores".