Memorial do Colégio Farroupilha
O Memorial Do Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha, é um museu escolar, localizado no Colégio Farroupilha em Porto Alegre/RS, criado em 2002, com o objetivo de salvaguardar o patrimônio histórico-escolar da instituição e de sua mantenedora - a Associação Beneficente e Educacional (ABE/1858), fundada por imigrantes alemães há mais de 150 anos. O acervo do memorial é composto por uniformes, cadernos escolares, caneta tinteiro, mata-borrão, fotografias, mobiliário escolar, máquinas de escrever, aparelhos de projeção, entre tantos outros documentos. Esses artefatos, considerados patrimônios da educação, contam um pouco da história da instituição, revelam concepções educacionais e geracionais de um determinado tempo e lugar e fazem interlocuções com a história da cidade e do país.
Contato: memorial@colegiofarroupilha.com.br
Telefone: (55) 51 3455.1875
Máquina de escrever (década de 1950)
Aparelho mimeógrafo (década de 1950)
Boletim escolar (década de 1950)
Caderno escolar, caneta tinteiro e mata-borrão
Fotografia de turma de meninos (1922)
Velho Casarão, antiga sede do Colégio Farroupilha localizado na Av. Alberto Bins, antiga rua São Raphael, nº 540
O Clarim periódico produzido pelo Grêmio Estudantil do Colégio Farroupilha (GEF), em Porto Alegre/RS, entre os anos de 1945 a 1965
Caderneta Escolar do Curso Ginasial (1953)
Uniformes masculino e feminino (década de 1930)
A cartilha Vivi e Vavá, de Célia Rabello, era adotada no 1º ano primário. Em setembro, os estudantes chegavam ao final da cartilha, sabendo ler, escrever e contar. A primeira edição dessa cartilha é de 1938 e foi aprovada pela Comissão do Livro Didático do Ministério de educação e Saúde Pública. Também foi indicada para o primeiro ano pelo CPOE/RS, em 1950. Era editada pela Companhia Editora nacional.