DESEMBRULHANDO
UM NOVO AMANHÃ
DESEMBRULHANDO
UM NOVO AMANHÃ
FEIRA DO CONHECIMENTO
DESEMBRULHANDO UM NOVO AMANHÃ
O lixo que você produz sempre volta para você.
“Desembrulhar um novo amanhã” significa adotar atitudes que promovam a sustentabilidade, a empatia e a inovação. Isso se inicia com escolhas de compra responsáveis, preferindo itens que preservem a natureza e tenham fabricação honesta. Além disso, a educação ambiental é uma ferramenta importante que precisa ser divulgada nas escolas e entre a população, alertando a todos sobre a importância do meio ambiente.
Ao longo deste ano embarcamos em uma investigação fascinante para descobrir atitudes para renovar o mundo. Guiados pela curiosidade e pela busca de conhecimento, procuramos maneiras para conscientizar as pessoas com base em questionamentos, como:
Se o nosso planeta está em constante mudança, por que nós não mudamos nossas atitudes?
Nós, alunos do 9º ano do Curso G9, nos dedicamos em pesquisar sobre o nosso subtema: "Desembalando o Futuro". Com base no que descobrimos, chegamos à conclusão de que a preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias que fazem toda a diferença e que o lixo que você joga no chão não fala, mas diz muito sobre você.
A partir de nossa pesquisa, descobrimos que esse material é uma “faca de dois gumes”, pois, ao mesmo tempo que nos ajuda, sendo um dos materiais mais versáteis para a nossa sociedade contemporânea, é um dos nossos piores inimigos em relação à poluição gerada com o descarte incorreto e o consumo massivo de produtos descartáveis e de uso único.
Por isso, esta pesquisa contribui para promover aprendizado e levar informação às pessoas sobre o uso do plástico e sobre o consumo consciente para a sustentabilidade e um futuro melhor. Nesse sentido, é fundamental que cada um de nós assuma um papel ativo na transformação da realidade que nos cerca.
Definição de plástico:
Os plásticos podem ser definidos, quimicamente, como materiais orgânicos poliméricos sintéticos formados pela união de grandes cadeias moleculares, conhecidas como polímeros, que são constituídas de monômeros.
Existem plásticos que não poluem?
Existem plásticos que poluem MENOS, mas, ainda assim poluem. Devemos optar pela utilização destes sempre que possível.
O que são micro e nanoplásticos?
São partículas de plástico extremamente pequenas, que são formadas durante a produção e degradação de objetos plásticos. Eles impactam muito o meio ambiente?
O Brasil consome muito plástico?
O nosso país é um consumidor de plástico, como qualquer outro. Será que nós utilizamos muito? E quanto nós usamos? A utilização do plástico compensa?
No restaurante da escola:
Nós, do nono ano do Curso G9, fizemos uma pesquisa com a intenção de descobrir como funciona o descarte, a utilização e o reuso dos resíduos produzidos pelo restaurante.
Como funciona o gerenciamento de resíduos aqui em Itajubá?
Nós fizemos uma entrevista com o Secretário do Meio Ambiente de Itajubá, Ricardo Ferreira, que nos explicou de forma clara e objetiva sobre o gerenciamento de resíduos aqui na cidade.
Conclusões gerais sobre todos os assuntos:
O que aprendemos ao longo desta caminhada.