Cianotipia

A cianotipia é uma técnica feita à mão para imprimir negativos monocromáticos. É realizada através de uma emulsão que revela as imagens em qualquer suporte absorvente em diferentes tonalidades de azul.

azul.pptx

O que é preciso?

Materiais para solução: citrato férrico amonical e ferricianeto de potássio.

Materiais gerais: pincel ou trincha, suporte (papel, madeira, tecido...), bandeja ou tina de revelação, água corrente, medidor de líquidos, 2 recipientes (no mínimo), vidro ou placa de

acrílico, cartão grosso ou contraplacado (do tamanho do suporte escolhido), colher, balança pequena e molas.

Opções para suportes:

• papel, idealmente escolha papéis com gramagem igual ou superior a 180 gramas. Os papéis devem aguentar banhos de água como de aguarela e gravura.

• tecido, escolha tecidos de fibra natural como algodão e linho. Os tecidos sintéticos, não são boa opção pois costumam ser muito impermeáveis e não vão absorver a solução.

• madeira é um suporte que também pode funcionar bem. É preciso considerar que durante o processo ela observe muita solução e isso pode causar deformações, ranhuras e bolor.

É importante preparar a superfície lixando-a e limpando-a com escova e um pano seco.

Apresentação1.pptx

Como preparar a solução?

1º passo: diluir 25g de citrato férrico amoniacal em 60 ml de água, depois completar o volume, com água, até 100 ml. nota: O citrato férrico amoniacal tem duas formas, a verde e a marrom. A verde apresenta melhores resultados.

2º passo: diluir 10g de ferricianeto de potássio em 60 ml de água, depois completar o volume, com água, até 100 ml.

3º passo e último: juntar as duas soluções no mesmo recipiente mexer bem. Curiosidades: as medidas apresentadas dão para cerca de 40 folhas em tamanho A4; a solução depois de preparada tem “validade” de 48 horas

azul2.pptx

Como preparar o suporte?

1º passo: selecionar o suporte que quer utilizar (papel, tecido, madeira…).

2º passo: com um pincel ou trincha já com solução, preencher o suporte selecionado.

3º passo: deixe secar o suporte (idealmente à temperatura natural).

Como tem que estar a sala para se realizar o processo?

A sala semi - escura, não é necessário que seja totalmente escura, no entanto, a solução ou o suporte preparado não podem estar em contacto direto com luz U.V. (natural ou artificial).

azul3.pptx

Durante e depois a exposição solar

Depois da secagem do suporte temos:

1º passo: colocar por cima do cartão ou contraplaco.

2º passo: colocar por cima do suporte o que queremos “fotografar”. Por exemplo: flores, ramos, ou mesmo objetos.

3º passo: colocar o vidro ou o acrílico por cima da composição final e colocar as molas para fazer pressão (mas é opcional)

4º passo: exposição solar ou artificial (lâmpadas UV). O tempo de exposição depende sempre da intensidade da luz. Um bom truque para entender se o tempo já é suficiente, é quando sentimos que o suporte está a ganhar um tom escuro de verde. 5º passo: colocar unicamente o suporte, no fim do processo finalizado, em água corrente ou na bandeja com água

Exemplos de Cianotopia.pptx

trabalhos de alunos