Aprender pela leitura

Livros imaginários

Projeto criativo onde se inventa uma capa com os elementos do paratexto para um livro imaginário ao gosto dos alunos dentro de géneros literários selecionados pelos alunos.

São trabalhadas as seguintes tipologias de texto:

Textos publicitários, de apresentação- biográfica e de opinião, Resumos de história aliados a apresentação com elementos visuais - desenhos criados pelos alunos.

A atividade pode ser desenvolvida com recurso à ferramenta canva ou ser concretizada em suporte de papel.

Diários de escrita com a Biblioteca

Partindo da leitura de um extrato do prefácio de Fernanda Botelho a Gritos da minha dança, os alunos são levados a refletir no processo criativo de imaginar e contar histórias.

Gritos da minha dança é um conjunto de contos de carácter autobiográfico.

As tipologias a trabalhar nestes projetos são MEMÓRIAS, registos autobiográficos motivados por fotografias ou objetos evocativos de memórias, diários e poemas enquanto expressão de desejos e contemplação do eu.

A atividade pode ser desenvolvida digitalmente no genially ou canva

Agenda Literária - Fernanda Botelho

Partindo do conceito de agenda literária, uma agenda repleta de referências à vida e obra de um escritor, ilustrações e fotos, propomos a descoberta da vida e obra de Fernanda Botelho através de um projeto de pesquisa livre, cujo resultado seja a conceção colaborativa de uma agenda.

A atividade pode ser desenvolvida em ambiente digital colaborativo


Criatividade em família

Esta é uma atividade para desenvolver em família com alunos do 1.º e 2.º ciclo e ensino especial.

Trata-se de fazer recortes de forma livre de motivos de flores exóticas, borboletas para criar capas para diários ou livros de apontamentos., numa abordagem muito funcional ou partindo da criatividade criar cenários que possam dar origem a histórias sem palavras, cenários que pela sua natureza estão abertos a múltiplas interpretações. Trata-se de produzir e " ler" imagens. Um jogo criativo e interpretativo onde a imaginação é o limite.