Nas nossas casas e em todos os locais, existem resíduos de plástico e metal.
Também na nossa escola existem esses resíduos que é preciso encaminhar para a reciclagem, por isso eles precisam ser separados corretamente.
Assim, em cada sala de aula, nos corredores, no polivalente, nos gabinetes, nos pavilhões, nas salas dos professores, na biblioteca e nos recreios exteriores, há contentores amarelos onde colocamos o plástico e o metal.
No contentor colocamos tudo que é plástico e metal: pacotes de sumos, de leite, latas, embalagens de plástico de iogurtes, de bolos, sacos de plástico, entre outras coisas.
E sim, nada deve ser lavado, é assim mesmo, sujo, que deve ir para o contentor amarelo.
Após esta separação, todos estes resíduos vão ser encaminhados para o Serviço de Resíduos da Câmara Municipal de Valongo, que os envia para a LIPOR (Serviço Intermunicipal de Gestão de Resíduos do Grande Porto) para poderem, mais tarde, serem reciclados.
Com esta “nova matéria prima”, as indústrias que a compram vão fabricar: caixas de plástico, pavimentos plásticos, bacias de plástico ou até as mesas do recreio da nossa escola!
As latas de alumínio são fundidas (derretidas) a 700ºC. O alumínio fica líquido, e é transformado em chapa. Depois esta chapa é vendida, pois é uma “nova matéria-prima” para as indústrias fabricarem novos produtos, como por exemplo, componentes para a indústria automóvel.