Pilhas
Pilhas
Porque separamos as pilhas?
A separação das pilhas é feita em muitas casas e noutros locais onde as mesmas são usadas.
Infelizmente, muitos de nós ainda usamos pilhas não recarregáveis pois o seu custo é muito menor do que o das pilhas recarregáveis.
Enquanto ainda as compramos, temos que lhes dar o devido encaminhamento quando chegam ao “fim de vida”, pois são compostas por metais pesados, podendo ter no seu interior mercúrio (Hg), o níquel (Ni), o cádmio (Cd) e o chumbo (Pb).
Sabemos que em casa, alunos, professores, assistentes operacionais e assistentes técnicos também as utilizam. Na nossa escola são usadas nos comandos e nas luzes de Natal.
Assim, a escola junta-se à separação e entrega das pilhas dado o material metálico e tóxico que possuem.
Cada pessoa pode entregar, na escola, no PBX, a quantidade que quiser, mas se for um aluno, deve identificar a que turma pertence.
No final do ano letivo, a turma que mais entregar, será agraciada de uma forma singela.
Também se faz a recolha de pilhas nos laboratórios de CN e FQ (todo o 3.º ciclo passa por estas salas), pavilhões A e B, na reprografia, salas dos professores e secretaria.
Como nos inscrevemos na "Geração Depositrão", as pilhas são entregues à ERP – Entidade Gestora de Resíduos.
Esta entidade, e tantas outras no país, recicla os materiais metálicos que compõem as pilhas e transforma-os em novas matérias-primas para fazer: pisos cerâmicos, vidros, tintas entre outras coisas.
Pelos quilogramas entregues recebemos um valor, que embora baixo, significa a possibilidade de comprarmos material desportivo, uma vez que nos é oferecido um cheque da Decathlon.
Assim, a frase que podes ver nas vitrines da escola, sobre a entrega das pilhas pela qual nos é dado algum valor monetário é…
RECICLAR, É O QUE ESTÁ A DAR!
ERP – Entidade Gestora de Resíduos
Turma vencedora da entrega de pilhas: 5ºE