JEAN MONNET
EU@ARRIFANA - 101176481
ERASMUS-JMO-2024-OFET-LEARNING-EU
EU@ARRIFANA - 101176481
ERASMUS-JMO-2024-OFET-LEARNING-EU
Quando a Primeira Guerra Mundial estourou em 1914, Monnet contactou o governo com uma proposta para coordenar melhor o transporte de suprimentos de guerra com os aliados da França. Mais tarde, ele foi nomeado Secretário-Geral Adjunto da Liga das Nações quando ela foi criada em 1919. Em 1943, Monnet tornou-se membro do Comité Francês de Libertação Nacional, o governo francês no exílio em Argel. Foi nessa época que se tornou explícito sobre sua visão de uma Europa unida para garantir a paz.
Com as crescentes tensões internacionais após a guerra, Monnet sentiu que era hora de procurar a unidade europeia começando a trabalhar no conceito de uma Comunidade Europeia. Em 9 de maio de 1950, Robert Schuman, Ministro das Relações Exteriores da França, entregou a 'Declaração Schuman' em nome do governo francês.
Esta Declaração foi instigada e preparada por Monnet que propôs colocar toda a produção franco-alemã de carvão e aço sob uma alta autoridade. A ideia por trás disso era que, se a produção desses recursos fosse compartilhada pelos dois países mais poderosos da Europa, isso evitaria qualquer guerra futura.
Mais sobre a vida, obra e contribuição de Jean Monnet para o projeto europeu