Ouriço

O ouriço-cacheiro (português europeu) ou ouriço-terrestre (português brasileiro) ou chamado pelo seu nome científico: Erinaceus europaeus também chamado porco-espinho, ouriço-cacho ou, simplesmente, ouriço é um mamífero insectívoro primitivo da família Erinaceidae, a qual engloba 16 espécies. O ouriço-cacheiro está apenas presente no continente europeu (nativo), sendo introduzido na Nova Zelândia. Em Portugal é uma espécie fácil de encontrar na natureza.

Os ouriços-terrestres são facilmente reconhecíveis pelos seus espinhos, que revestem todo o corpo exceto o focinho e ventre. O ouriço-cacheiro tem cerca de seis mil espinhos aguçados de 2 a 3 centímetros, que cobrem o dorso e os flancos do seu corpo. Os espinhos são pêlos modificados cuja mobilidade é controlada pelos músculos. Os espinhos são eriçados, de cor castanha matizada com tons mais ou menos escuros, porém o pêlo da barriga é creme ou esbranquiçado.

Quando se sente ameaçado, o ouriço-terrestre enrola-se sobre si próprio, ocultando as partes expostas do seu corpo, como o ventre, os membros e a cabeça, transformando-se numa “bola com picos”, bastante difícil de penetrar. A cabeça distingue-se facilmente do resto do corpo, os olhos são grandes, as orelhas são relativamente pequenas e pontiagudas e possui uma cauda rudimentar,  esqueleto em relação ao corpo não existe dimorfismo sexual, isto é, não existem características evidentes que diferenciem machos e fêmeas. No entanto, a principal diferença é que os machos possuem testículos intra-abdominais e o pénis bastante desenvolvido, enquanto a fêmea possui uma vagina perto do ânus e têm cinco pares de mamilos ou têtas: um par na zona peitoral, dois pares na zona abdominal e dois pares na zona inguinal. O comprimento do corpo varia entre 20 e 35 centímetros e a cauda entre 10 e 20 centímetros. Os animais adultos pesam em média 700 gramas, podendo este valor variar entre 400 e 1200 gramas. Um animal que não possua, pelo menos, entre 500 e as 600 gramas terá dificuldade em sobreviver ao período de hibernação. Geneticamente são seres diplóides (2n) com 48 cromossomas. A longevidade média é de 3 anos mas podem viver até aos 16 anos.