Salamandra

A salamandra-de-fogo, salamandra-comum ou salamandra-de-pintas-amarelas (Salamandra salamandra) é uma espécie de anfíbio caudado pertencente à família Salamandridae. É também conhecida regionalmente por salamântega, saramântiga, saramela ou saramaganta.

A sua pele é característica de cor negra com manchas amarelas. Medem entre 25 e 30 cm de comprimento. As larvas são aquáticas mas o adulto é terrestre. A salamandra-comum costuma aparecer depois de uma forte chuvada e eventualmente à noite.

Salamandra salamandra é uma salamandra grande e conspícua que cresce até 250 mm de comprimento corporal, às vezes quase 300 mm, e tem glândulas parotoides conspícuas. A pele dorsal e lateral é preta, com grandes manchas amarelas a laranjas e / ou faixas, variando entre as subespécies geograficamente específicas. As fêmeas são geralmente maiores do que os machos e possuem extremidades e cauda relativamente mais curtas. A cloaca do macho é muito mais inchada do que a da fêmea. Os seus ovos medem cerca de 4,5 mm, são brancos e envoltos por uma cápsula transparente. Nas populações vivíparas, podem também encontrar-se larvas, com normalmente entre 19 e 35 mm antes da metamorfose. A cabeça das larvas é bastante larga, distinguindo-a de larvas de outros anfíbios. Apresenta uma crista dorsal que vai desde a metade do corpo, até à cauda, passando à parte ventral até ao início da cauda. As brânquias são visíveis, e muito ramificadas. Ao longo do desenvolvimento da larva e durante a metamorfose, as cristas vão desaparecendo e as brânquias vão sendo reabsorvidas. Vão-se formando as listas ou manchas amarelas características, e o animal torna-se cada vez mais escuro.