REFLEXOS DO PATRIMÓNIO
REFLEXOS DO PATRIMÓNIO
O projeto Pintura de (In)clusão tem como objetivo promover a inclusão social e cultural através da arte. Unindo alunos do educação especial e alunos do 3.º ano do Curso de Multimédia, a atividade REFLEXOS DO PATRIMÓNIO parte do tema do património local, com foco nos azulejos islâmicos da cidade de Silves, símbolo histórico e cultural da região. A ideia foi criar retratos dos alunos da educação especial, utilizando técnicas digitais e analógicas para criar uma obra colaborativa que reflete o património local nos alunos.
Objetivos específicos
Promover a inclusão: Fomentar a interação e colaboração entre alunos do educação especial e alunos de multimédia, criando um ambiente de aprendizagem e partilha.
Valorizar o património local: Explorar e reinterpretar os azulejos islâmicos de Silves, conectando os alunos à história e cultura da sua região.
Desenvolver competências técnicas e criativas:
- Para os alunos de multimédia: Praticar técnicas de edição digital, composição e design gráfico.
- Para os alunos da educação especial: Estimular a expressão artística e a coordenação motora através da pintura.
Criar um produto final significativo: Produzir uma obra de arte colaborativa que possa ser exposta na escola ou na comunidade, celebrando a diversidade e a criatividade.
Metodologia
A atividade será dividida em cinco etapas principais, envolvendo tanto os alunos de multimédia como os da educação especial:
Pesquisa e referenciação
Criação das Silhuetas e Padrões Digitais
Pintura e Finalização
Apresentação Final
Reflexão e Avaliação
Resultado final (para uma melhor experiência, visite a galeria a partir de um computador)
Visita de estudo
Vídeo instrutivo
Tratamento de dados
Folha de sala
Cartaz de divulgação da atividade