O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência deste ano lembra-nos que precisamos da liderança das pessoas com deficiência mais do que nunca.
Pessoas com deficiência já sofrem desproporcionalmente o impacto das crises que marcam o nosso mundo — de conflitos e desastres climáticos à pobreza e desigualdades — devido à discriminação persistente, ao estigma e às barreiras aos direitos e serviços básicos.
Mas muitas vezes também lhes é negado o direito de contribuir para soluções para essas crises.
Através do Pacto para o Futuro, recentemente adotado, os países do mundo comprometeram-se a corrigir essa injustiça a pessoas com deficiência de todas as idades, para as gerações presentes e futuras.
Isso inclui reconhecer o papel essencial das pessoas com deficiência na definição do futuro das tecnologias digitais e e de apoio — como aquelas alimentadas por inteligência artificial —, impulsionando mudanças nas comunidades e defendendo o seu lugar de direito nos processos de tomada de decisão que afetam as suas vidas.
A Cúpula Mundial para o Desenvolvimento Social do próximo ano será um momento fundamental para levar adiante esses e outros compromissos.
Em todas as comunidades, pessoas com deficiência são agentes de mudança e pacificadores.
Eles também são líderes.
Neste dia importante, e todos os dias, vamos trabalhar com pessoas com deficiência para alcançar um futuro inclusivo e sustentável para todas as pessoas.
- António Guterres, 2024