1 de abril
Monitorização da Qualidade das Águas
Os alunos das turmas 12ºCTA, 9ºB (GD), 6ºB (GD) e 2 alunos do Clube Europeu, fizeram uma visita-passeio. O percurso foi desde a Ribeira de Odelouca até à Ilha do Rosário (confluência da Ribeira de Odelouca com o Rio Arade) e desde a ilha do Rosário até ao Clube Náutico de Silves.
O percurso foi ao longo de 2 importantes linhas de água (parte jusante da Ribeira de Odelouca e encontro do Rio Arade) do nosso concelho, as quais se encontram frente à Ilha do Rosário.
Os discentes observaram a paisagem, fazendo um percurso muito importante de encontro com a paisagem natural; recolheram amostras de água para análise.
16 de dezembro - VISITA de ESTUDO - PLANTAÇÃO DE ÁRVORES AUTÓCTONES
Esta atividade decorreu, na Herdade da Mata Nacional da Parra, em 2 momentos:
Manhã – 8ºA | 10º LHA | Alunos do Clube Europeu
Tarde – 9ºB e 10º LHC
Nos 2 momentos, os quase 90 alunos, conseguiram plantar mais de 120 sobreiros. Fizeram uma ação cívica muito importante com muito empenho e muita alegria, numa paisagem florestal muito autêntica no Norte do nosso Concelho. Foram horas de aprendizagem e muita interação, inseridas numa atividade letiva fora da sala de aula.
No âmbito do Clube Ciência Viva na Escola, a docente da disciplina de Química do 12.º ano desenvolveu com os seus alunos a atividade monitorização da qualidade da água do Rio Arade. A atividade envolveu as turmas do 12.º CTA e C de Química. Esta iniciativa, articula com o projeto RIOS - ASPEA e Grupo Amigos de Silves, destaca ainda a interdisciplinaridade entre as disciplinas de Química, Biologia e Física.
A atividade teve como principal objetivo a análise de parâmetros químicos da qualidade da água do Rio Arade e a sensibilização para a sua preservação.
Dividida em várias etapas, os alunos participaram ativamente na/o:
Determinação de parâmetros químicos como o pH, a concentração de nitratos, nitritos, carbonatos e dureza da água;
Identificação biológica com a observação e registo de espécies animais e vegetais presentes no ecossistema ribeirinho, indicadores importantes da qualidade ambiental.
Estudos físicos como a determinação da velocidade média, do caudal da água, utilizando métodos experimentais baseados nos princípios da Física.
A atividade reforçou a importância da tomada de consciência ecológica, o envolvimento direto no trabalho de campo, aliado à aplicação de conhecimentos científicos, principalmente de química, despertou nos participantes um maior sentido de responsabilidade para a preservação do património natural local.
4 turmas fizeram uma visita-passeio. Foram organizados em 2 percursos/grupos:
A - Troço do Rio Arade (início junto à ETAR de Silves) até à confluência com a Ribeira de Odelouca – 12ºCTA e 9ºA (GD)
B - Troço do Ribeira de Odelouca (Saída da EN 124) até à confluência com a Rio do Arade – 9ºC e 9ºE (GD).
Fizeram um percurso ao longo de 2 importantes linhas de água (parte jusante da Ribeira de Odelouca e encontro do Rio Arade) do nosso concelho, as quais se encontram frente à Ilha do Rosário.
Os alunos observaram a paisagem, fazendo um percurso muito importante de encontro com a paisagem natural; recolheram amostras de água para análise; recolheram memórias e recolheram lixo (pouco, felizmente)!
A turma do 6ºB, acompanhados por 3 alunos do 2ºCP de Análises Laboratoriais, fizeram uma visita-passeio. O percurso foi entre a Escola GD, até à margem esquerda (Sul) do Rio Arade, até quase em frente à confluência da Ribeira do Falacho com o Rio Arade. Fizeram um percurso ao longo da margem esquerda do Rio Arade).
Os alunos observaram a paisagem, fazendo um percurso de conhecimento da realidade natural nas imediações da nossa cidade. Recolheram amostras de água para análise no local, com a importante ajuda das alunas do 2º CP – AL, as quais despertaram nos alunos importantes ideias e conceitos para a contribuição de uma consciência ambiental. Recolheram memórias. Conviveram fora da sala de aula. Recolheram informação que vão ampliar nas aulas de Português, Educação Visual e Tecnológica.
Visita de estudo realizada em parceria do CIMA com a colaboração com a Associação de Moradores da Culatra, no âmbito de projetos de recursos solares, energias renováveis; Gestão da água potável, dessalinização; Dinâmica costeira, riscos costeiros; Exploração do mar profundo; Alterações globais, subida do nível do mar; Utilização e análise de imagens de satélite; Tratamento de dados científicos.
A atividade foi dinamizada pelo investigador André Pacheco, do CIMA da UAlg, com a participação das turmas 8ºA e 8ºB da Escola Básica 2,3 Dr,º Garcia Domingues.
A AIMM, uma ONG ambiental Portuguesa, em colaboração com o Centro de Ciência Viva na Escola do Agrupamento de Escolas de Silves, organizaram uma “Tour Educacional e Ambiental”.
A “Tour Escola a Bordo” consistiu em sessões educativas divididas em duas partes: na escola e no mar, com o objetivo de aumentar a consciencialização sobre o meio marinho.
A “Tour na Escola” (no dia 6 de maio), a AIMM – “Marine Environment Research Association”, levou os investigadores até aos alunos. A “Tour no Mar” (no dia 8 de maio), proporcionou uma saída de campo ao mar a bordo de uma embarcação de observação de espécies de mamíferos marinhos. Os alunos puderam descobrir as espécies presentes na área visitada.
Os promotores deste projeto contaram como parceiro a empresa de observação de cetáceos na região do Algarve - a “Ocean Quest”.
Este projeto foi financiado pelo Prémio “Terre de Femmes”, criado pela Fundação Yves Rocher e atribuído pela Yves Rocher Portugal à Doutora Joana Castro, fundadora da AIMM.
Este vídeo é o testemunho dos alunos do 6ºF da Escola Básica Dr. Garcia Domingues relativo a ambas as sessões, que permitiram fortalecer o seu vínculo ao nosso oceano e a importância que o meio marinho tem nas nossas vidas.
No dia 10 de janeiro as turmas do 10º ano de Ciências e Tecnologias (10º CTA, B, C, D e E) realizaram uma visita de estudo a Lisboa.
No período da manhã visitaram o QUAKE – Museu do terramoto de Lisboa e à tarde visitaram o Museu da eletricidade.
No QUAKE foi possível conhecer mais sobre o grande sismo que atingiu Lisboa em 1755.
Os alunos percorreram as ruelas da cidade desaparecida num ambiente imersivo e assistiram ao desenrolar da catástrofe.
Foi possível consolidar conhecimentos desenvolvidos nas aulas de Geologia sobre terramotos e tsunamis e sensibilizar para procedimentos a tomar em caso de ocorrência de um sismo e tsunami.
No Museu da eletricidade o período histórico foi mais recente, entre 1909 e 1972.
Na sua exposição permanente, foi possível ver a maquinaria original, utilizada na produção de eletricidade a partir do carvão e perceber a evolução da eletricidade até às energias renováveis. Uma aula de FQA diferente que permitiu relacionar conceitos teóricos como circuito elétrico, corrente elétrica, diferença de potencial, campo magnético, produção de corrente elétrica induzida, entre outros.
No dia 17 de junho realizou-se uma viagem no barco de investigação científica da Associação de Investigação do Ambiente Marinho (AIMM), na costa Algarvia com partida da Marina de Albufeira. A atividade reconhece o trabalho desenvolvido pelos alunos vencedores do concurso "Cientistas de mão cheia".
Participaram os alunos Carolina Santos, Laura Guerreiro, Carolina Amaral, Matilde Piedade (12ºCTD) e Dinis Arpon (12ºCTB), acompanhados pelo professor Pedro Afonso.
A turma do 7ºC da E.B.1,2,3 João de Deus, visitou a Lagoa dos Salgados, uma área de extremo valor paisagístico, com uma elevada riqueza em biodiversidade e com uma função ecológica e social de grande influência na região onde se insere.
Nesta visita os alunos, realizaram um percurso pedestre através dos passadiços que envolvem esta área e realizaram também uma recolha de água na lagoa, em que depois verificaram alguns parâmetros que aferiam a qualidade da mesma.
Os alunos do 11.º CTA, B, C e D do curso Ciências e Tecnologias exploraram a Praia da Luz - Lagos. Várias aprendizagens essenciais relacionadas com Geologia e transversais com Física e Química A foram desenvolvidas no período da manhã.
No período da tarde, no âmbito da disciplina de Português, as turmas 11.º CTA e C visitaram a Igreja de St.º António e o mercado dos escravos. Os alunos das turmas 11.ºCTB e D visitaram a cidade.
Foi uma excelente e diferente aula! Conceitos de Geologia, Física, Química e Português foram consolidados.
As turmas 8º C e 8º D da escola E.B. 2,3 Dr.º Garcia Domingues visitaram a Ilha da Culatra.
A iniciativa Culatra 2030 - Comunidade de Energia Sustentável - é um projeto que consegue adaptar as novas soluções tecnológicas de transição verde às necessidades específicas da ilha, expressas pelos próprios habitantes.
A captação do sol e do vento, o combate ao plástico e a convivência com espécies e habitats ameaçados são, entre outras, metas basilares do projeto, temáticas relacionados com o tema sustentabilidade da Terra da disciplina de Ciências Naturais, mobilizando ainda saberes relacionados com as disciplinas de Físico-Química, Cidadania e + Saber, considerando ainda várias áreas de competência consideradas no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.
Os alunos das turmas 12.º AVA, CSE-A, CTA, CTB, CTC, CTD, LHA e LHB, participaram na visita de estudo “Onde a terra acaba e o mar começa” e visitaram o QUAKE.
A experiência temática permitiu sentir o grande terramoto de Lisboa. Esta viagem no tempo proporcionou um entendimento mais aprofundado sobre o terramoto de 1755, sobre a época do Iluminismo, sobre Lisboa e sobre eventos sísmicos.
“À medida que as placas tectónicas se movem umas em relação às outras (colidindo, separando-se ou deslizando apenas lateralmente) criam as montanhas, as depressões e outras “cicatrizes” que vemos na superfície terrestre.
Todos os anos, Lisboa afasta-se de Nova Iorque cerca de metade do comprimento de um polegar.”
Fonte: https://lisbonquake.com/blog/placas-tectonicas-e-placas-que-se-movem
As turmas 3.ºB, 4.ºB e C de SLV e a turma 3º/4º POR visitaram o Fluviário de Mora. Foi possível realizar o percurso de um rio da nascente até à foz. Os alunos contactaram os diferente habitats, viram peixes de água doce de diversas dimensões (Sargo-legítimo, Góbio, Achigã, Tenca, ...).
Na zona exterior foi possível observar as lontras e ainda realizaram trabalhos relacionados com educação ambiental.
"O Fluviário de Mora tem como missão promover o conhecimento e a sensibilização para cuidar da água e da vida que sem ela não seria possível. Para tal, assumiu 5 valências de foro científico e pedagógico, contempladas no projeto científico e projeto pedagógico “Falas do Rio” – onde o programa pedagógico renovado anualmente propõe um conjunto de diversas atividades de natureza científica, cultural, lúdica, pedagógica e desportiva. Associou-se também a diversos parceiros e criou o NIFM – Núcleo de Investigação do Fluviário de Mora – de forma a desempenhar um papel ativo na conservação". Fonte: https://www.fluviariomora.pt/missao/
As turmas 11.ºCTA, B, C e D realizaram as seguintes atividades:
Introdução teórica ao tema “ O DNA DENTRO DA CÉLULA”.
- Explicação teórica sobre o DNA e a sua função no interior das células.
- A importância do DNA para os organismos.
- Explicação teórica do protocolo que se irá efetuar na parte prática.
Extração de DNA de células vegetais, de bactérias e de células animais.
- Extração de DNA de células vegetais (fruta), de bactérias e de uma cultura de células animais.
- Visualização do DNA num gel de agarose.
Introdução ao método PBL
- Palestra sobre o método de ensino do Mestrado Integrado em Medicina na Univerisdade do Algarve, o Problem-Based Learning (PBL).
- Breve simulação da aplicação do PBL.
Visita ao centro de simulação da FMCB-UALG
- Visita ao centro de simulação da FMCB-UAlg, com passagem pelos diferentes gabinetes e equipamentos: salas de simulação de consultas / bloco operatório / bloco de partos; salas de imagiologia; mesa interativa Anatomage”.
5ºB e C (JD)
8ºA (GD) e 8ºC (GD)
12º CTD, 9ºB (GD) e 6ºB (GD)
Nos dias 7 e 9 de novembro sete turmas do 5º ao 12ºanos participaram numa visita estudo inserida no Projeto de Monitorização da Qualidade da Água da Ribeira de Alcantarilha e da Lagoa dos Salgados.
Os alunos foram organizados em 3 grupos: no dia 7 de manhã, as turmas do 6ºB e 9ºB (GD) e 12º CTD e de tarde as turmas 8º A e B (GD), no dia 9 de manhã participaram as turmas 5ºB e C (JD).
Procederam à recolha de amostras de água para estudo e análise em dois lugares do Sul do nosso concelho: na Ribeira de Alcantarilha (junto ao Lavadouro Público) e na Lagoa dos Salgados (na ponte de separação entre os concelhos de Silves e de Albufeira).
As disciplinas que participaram neste projeto foram: Ciências da Natureza, Matemática, Físico-Química e Química.
No terceiro período haverá outra visita aos mesmos lugares, com o objetivo de continuar o processo que estudo da água, bem como proceder à comparação dos resultados alcançados nas respetivas análises.
8ºA (GD) e 8ºC (GD)
12º CTD, 9ºB (GD) e 6ºB (GD)
Ao longo do ano letivo, entre novembro e maio, foram realizadas 5 sessões de sensibilização para a saúde dos oceanos com as turmas B e D do 6º ano da escola básica 2,3 Garcia Domingues. Alguns alunos destas turmas fizeram a atividade de pintura das sarjetas em várias ruas da cidade de Silves.
No dia 14 de junho os alunos participaram numa visita à Lagoa dos Salgados, área protegida que faz a transição entre um ecossistema terrestre e um ecossistema marinho e procederam à limpeza dos espaços.
Nos dias 14 e 17 de junho realizou-se uma viagem no barco de investigação científica da Associação de Investigação do Ambiente Marinho (AIMM), na costa algarvia até 10 milhas de Portimão, com partida da Marina de Albufeira, prevista no âmbito do CCVnE como prémio para os vencedores do concurso "Cientistas de mão cheia", integrado na semana da ciência.
Na viagem de barco do dia 14 de junho, estiveram os alunos Guilherme, Camila, Laura (11ºCTC); Cristopher (12ºCTC); Elisabete e Zlata (12ºCTA), acompanhados pelos professores tutores Conceição Ferreira e Pedro Afonso.
Na viagem de barco do dia 17 de junho, estiveram os alunos Angelino e Tiago (7ºB-JD), Catarina (10ºCTA) , Leonor, Raquel e Rita (12ºCTA), acompanhados pelos professores tutores Isabel Alface e João Guedes.
Nas duas viagens, a tripulação da AIMM sensibilizou os alunos sobre a necessidade urgente de protegermos o mar e deram a conhecer, não só diversas particularidades e fragilidades da biodiversidade marinha, como também divulgaram projetos de conservação da vida marinha implementados e a implementar na nossa costa algarvia.
Nas viagens realizadas foi possível avistar, até 10 milhas de distância, alguma avifauna (gaivotas, pardelas-pretas e cagarras), como também o tubarão-azul, um peixe-voador, um golfinho-roaz e uma população de golfinhos-comum.
No período da manhã, os alunos assistiram à palestra ministrada pela Diretora Professora Isabel Palmeirim sobre o método de ensino-aprendizagem de Medicina praticado na Universidade do Algarve - Problem Based Learning (PBL). Visitaram os FANTÁSTICOS laboratórios, do centro de simulação clínica e a Biblioteca da Universidade. No período da tarde, os alunos visitaram o Museu Municipal de Faro.
Os alunos de Geografia A, do 10º e do 12ºano, participaram numa visita de estudo no dia 26 de abril.
De manhã, o grupo visitou a vila de Monchique, e de seguida iniciou um percurso pedestre até ao parque de merendas do Moinho do Poucochinho, situado no sítio do Barranco dos Pisões, onde almoçou.
Na parte da tarde houve a visita às instalações da empresa Aqualvor, na Ria de Alvor, onde está localizada a estação de aquacultura.
As turmas 7º C da Escola E.B. 2,3 João de Deus e 7º B da escola E.B. 2,3 Dr.º Garcia Domingues tiveram o privilégio de serem acompanhadas pelo investigador André Pacheco (coordenador da Culatra 2030) do Centro de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Algarve, numa visita à ilha da Culatra.
A iniciativa Culatra 2030 - Comunidade de Energia Sustentável - é um projeto que consegue adaptar as novas soluções tecnológicas de transição verde às necessidades específicas da ilha, expressas pelos próprios habitantes.
A captação do sol e do vento, o combate ao plástico e a convivência com espécies e habitats ameaçados são, entre outras, metas basilares do projeto, temas relacionados com o domínio energia, da disciplina de Física e Química e sustentabilidade da vida na Terra, subtema abordado na disciplina de Ciências Naturais, mobilizando ainda saberes relacionados com Cidadania e + Saber, considerando ainda várias áreas de competência consideradas no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.
As turmas do 10º CTA, CTB, CTC e CTD visitaram nos dias 30 e 31 de março a mina de sal-gema e o centro de produção de cimento da CIMPOR em Loulé.
Na mina de sal-gema situada a 230 m de profundidade nas terras de Loulé, os alunos foram acompanhados por uma geóloga, responsável pelas minas de sal-gema, que durante aproximadamente 2 horas, levou-os a descobrirem o extraordinário mundo da mina subterrânea com mais de 45 km de galerias.
Na Cimpor 2 engenheiros ambientais explicaram processos físicos e químicos que permitem a produção de cimento. Os alunos visitaram os laboratórios de química e de física e foi possível contactar com algumas técnicas de análise/controle.
A visita de estudo foi realizada em articulação entre as disciplinas de Biologia e Geologia e a disciplina de Física e Química A. Foi possível aprofundar tópicos das duas disciplinas, o que permitiu o desenvolvimento de opiniões críticas, cientificamente fundamentadas e relacionadas com ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, avaliadas no final com uma ficha-guião.
A realização desta visita de estudo permitiu ainda desenvolver várias áreas de competência consideradas no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.
Os alunos das turmas 3ºA JD e 2º/3º B GD visitaram a empresa de aquacultura "AquAlvor".
A visita teve como objetivo a ampliação de conhecimentos sobre a exploração de recursos e a exploração do mar, na perspetiva dos recursos alimentares, tema inserido nos seguintes conteúdos programáticos - Exploração dos Recursos Naturais; Sustentabilidade dos Recursos; Atividades Piscatórias.
No dia 27 de janeiro os alunos das turmas 8ºB e E, da Escola E.B 2, 3 Dr. Garcia Domingues visitaram a empresa de aquacultura "AquAlvor".
A visita teve como objetivo a ampliação de conhecimentos sobre a exploração de recursos e a exploração do mar, na perspetiva dos recursos alimentares, tema inserido nos seguintes conteúdos programáticos - Exploração dos Recursos Naturais; Sustentabilidade dos Recursos; Atividades Piscatórias.
Os alunos mostraram-se sempre muito interessados e participativos.
O nosso agradecimento à AquAlvor e à Dr.ª Vera por nos terem recebido.
No dia 12 de janeiro os alunos de Geografia A do 11ºano (CSE e LHA e B) participaram numa atividade de campo e desenvolveram ações de Cidadania Ativa em dois tempos distintos, embora complementares.
De manhã, os alunos procederam à recolha de lixo de parte da margem esquerda da Ribeira de Odelouca, até à confluência com o Rio Arade.
Na parte da tarde, procederam à plantação de quase 100 sobreiros numa propriedade nas imediações da Quinta Pedagógica.
Ambas as atividades tocam em temáticas relacionadas com o MAR e a com a SAÚDE. Esta ação de Cidadania Ativa impediu muitos resíduos de chegarem ao MAR. Esta ação de Cidadania possibilitará, a prazo, mais humidade, menos dióxido de carbono, mais oxigénio… mais SAÚDE.
No âmbito do Projeto «Educar para uma geração Azul» e do Clube de Ciência Viva na Escola, 4 turmas do 4º ano foram visitar o Oceanário e o Pavilhão do Conhecimento.
Foi uma atividade muito entusiasmante e do agrado de todos.