Instalação de Natal.
DESAFIO: Criação de uma Instalação coletiva, no átrio da escola-sede, para celebrar o Natal.
DESAFIO: Criação de uma Instalação coletiva, no átrio da escola-sede, para celebrar o Natal.
2024/ 2025
A Instalação de Natal. Fragmentos de luz, constituiu-se como um desafio para trabalhar o conceito da LUZ, símbolo de conhecimento, espiritualidade e renovação da vida, sob diferentes aspetos, conforme o ano de escolaridade.
A partir de cada fragmento foram exploradas técnicas e criadas formas diversas, nomeadamente:
escultura/ candeia realizada, pelos alunos do 5º ano;
painel geométrico, pelos alunos do 6º ano;
quadro Árvore de Natal, a partir de materiais reciclados, pelo 7ºE;
vitrais, inspirados nas catedrais góticas, pelos alunos do 8º ano.
2023/ 2024
Este ano, o Natal na nossa escola faz-se de Arte e de Valores, numa “Escola de vidas. De todos e com cada um” (Projeto Educativo) que acolhe, ensina e orienta para o futuro.
Portinari, Matisse, Klimt e Calder, foram os artistas que inspiraram o trabalho dos alunos, do 5º ao 9º ano, no âmbito da Instalação de Natal, centrada na temática da Árvore da Vida, símbolo multicultural de esperança, força, harmonia e equilíbrio.
2022/ 2023
Com a Instalação de Natal. Uma história de Natal, pretende-se criar uma árvore contadora de histórias que explore o(s) significado(s) do livro enquanto forma e conteúdo, convocando diversos sentidos. Para esta instalação, esperam-se contributos de várias disciplinas e clubes, com vista à produção de textos (narrativos, poesias, canções…), leitura e gravação de voz/ podcast, seleção de músicas/ sons, performances, desenho de letras, etc.
Deste modo, procura-se colocar o foco da aprendizagem no aluno, levando-o a pesquisar, dialogar e refletir, utilizar a palavra escrita, desenhada e falada, recuperar memórias familiares e tradições, explorando o Património Imaterial, individual, familiar e da comunidade.
2021/ 2022
A Instalação de Natal. Árvore Mágica, inclui o desafio intergeracional e a colocação de luzes, luminárias e outros elementos decorativos efémeros (estrelas, palavras, etc), com referências aos valores associados a esta época.
Montagem: início a 3 de dezembro
Desmontagem: de 17 de 19 de janeiro