Leitura em Vai e Vem
Leitura em Vai e Vem
É assim que dinamizamos o projeto de leitura em vai e vem….
...acautela-se para que as crianças tenham sempre na mochila livros diferentes, variados e interessantes, para ler diariamente na escola e em casa; incentiva-se a partilha de leituras entre as crianças o que permite a troca de livros entre si; dinamiza-se a hora do conto/leitura de forma expressiva/teatralizada.
A exploração dos livros utilizados na “Leitura em Vai e Vem” é realizada pelas educadoras, na sala de aula, e serve de ponto de partida para se desenvolverem noções diversas: linguagem oral, leitura, abordagem à escrita, atividades experimentais, matemáticas, sensibilização para temas como o conhecimento do mundo, as emoções, entre outras. “É lendo que se tem a resposta para todas as perguntas…”
A BIBLIOTECA BATE À PORTA, LÊ E DÁ A LER...
novembro
Este mês, as crianças/alunos da EB1/JI de Poças e do JI de Roupeire contactaram com mais quatro histórias/obras – O MONSTRO DAS CORES; CONTOS POPULARES PORTUGUESES; A CAIXA DAS PREOCUPAÇÕES e TEATRO ÀS TRÊS PANCADAS.
As obras trabalhadas serviram de base não só para complementar o trabalho letivo como também para se trabalharem questões de foro emocional – sentimentos, emoções, autoestima… Para tal, e mais uma vez, tivemos a colaboração do Dr. Matheus, psicólogo do agrupamento.
Momentos de ensinamento, reflexão, alegria e muita criatividade.
10 Minutos a Ler - 4.º A
A BIBLIOTECA BATE À PORTA, LÊ E DÁ A LER ... foi assim na Biblioteca da EB1/JI de Poças, Airão Sta. Maria.
As crianças/alunos da EB1/JI de Poças e do JI de Roupeire iniciaram o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares ouvindo e lendo histórias/obras.
As obras trabalhadas foram complementadas por questões que serviram como ponto de partida para a reflexão e o diálogo.
Momentos de ensinamento, alegria e muita criatividade.
Woorkshop de Leitura
“A leitura é uma competência transversal, cujo domínio proporciona o acesso ao saber, a estruturação do pensamento, a melhoria da compreensão e da expressão escrita e oral, constituindo-se também como uma saudável forma de lazer, associada ao desenvolvimento da curiosidade e de uma atitude crítica fundamentada.” (A Ler mais e melhor – RBE)
Partindo deste princípio, procurando garantir que ninguém fique para trás e “com vista à recuperação das aprendizagens”, foram dinamizados workshops, mediante a disponibilização de materiais didáticos e a organização sistemática e intercalada de momentos de leitura em coletivo, em grupo e individual, com recurso a diferentes estratégias.