Jardim

A Escola Cidade de Castelo Branco possui espaços amplos e atrativos, onde podemos encontrar uma grande diversidade de plantas. Algumas são de fruto, nomeadamente laranjeiras, macieiras, nogueiras, aveleiras, pessegueiros, amendoeiras, limoeiros e pereiras. Podemos ainda encontrar pinheiros mansos, medronheiros, oliveiras, azinheiras e sobreiros. Todas estas plantas contribuem para que os espaços sejam mais agradáveis e verdejantes. A turma do 8º E decidiu dar o seu contributo para que o espaço fosse ainda mais agradável. Assim, decidiu ajardinar um espaço retangular, junto à portaria da escola, dividindo-o em quatro triângulos iguais. Dos quatro triângulos, três foram semeados com sementes de girassol gigante, de girassol mexicano e de girassol vermelho. O quarto triângulo foi semeado com sementes de plantas igualmente úteis aos insetos polinizadores, nomeadamente papoila vermelha, serradela, trevo e feno-grego. 

Sementeira:

Flores de Primavera

As flores de primavera incluem serradela, que se destaca pela sua grande capacidade de fixar azoto; papoulas vermelhas, que têm, por norma, um caule longo e pétalas de um vermelho vivo, ainda que caiam rapidamente; trevos, que podem atingir até 60 centímetros de altura, e feno-grego, que é uma planta herbácea e muito utilizada a nível medicinal.

Girassóis Mexicanos

Os girassóis mexicanos são adorados pelos insetos polinizadores. Estes girassóis suportam bem temperaturas quentes, mas não resistem a temperaturas muito frias.

Girassóis Vermelhos

Estes girassóis costumam alcançar os 3 metros de altura. A temperatura ideal em que estes se desenvolvem vai de 20ºC a 26ºC, ainda que consigam tolerar até cerca de 40ºC. Além disso, desenvolvem-se melhor com uma boa exposição solar.

Girassóis Gigantes

Os girassóis gigantes são uma excelente planta ornamental com rotação sempre na direção do sol. Por norma, a germinação destes ocorre entre 4 a 10 dias depois da sementeira.