Missão e objetivos

O Agrupamento de Escolas de Mafra possui cinco bibliotecas integradas na Rede de Bibliotecas Escolares, sendo a equipa de professores bibliotecários apoiados por este Programa, que emana orientações quanto à melhor forma de gerir estes espaços do ponto de vista funcional e pedagógico.

As Bibliotecas Escolares do Agrupamento são constituídas por um conjunto de recursos materiais e humanos, organizados de modo a oferecerem à comunidade escolar formação e informação. Esses recursos são geridos por três professores bibliotecários, os quais procuram contribuir para a melhoria dos resultados escolares dos alunos, nomeadamente através do desenvolvimento das competências de leitura, de competências para acesso à informação e sua utilização de forma eficaz e ética, de competências digitais, do desenvolvimento do espírito crítico e do desenvolvimento de autonomias de aprendizagem.

Para além das actividades implementadas em contexto lectivo, as bibliotecas proporcionam também, o acesso autónomo aos seus espaços e recursos, permitindo o desenvolvimento do gosto pela auto-aprendizagem e o desenvolvimento de competências de aprendizagem ao longo da vida. Nas pequenas escolas e jardins-de-infância onde não existe biblioteca instalada, os alunos beneficiam destes serviços a partir das bibliotecas mais próximas.

A missão das bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Mafra é formar leitores competentes e críticos. São objetivos das bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Mafra

  • Apoiar e promover os objectivos educativos delineados de acordo com as finalidades do Agrupamento;

  • Participar no desenvolvimento global e na formação dos alunos;

  • Apoiar o desenvolvimento curricular;

  • Promover junto dos alunos a competência, o hábito e o prazer da leitura e da aprendizagem;

  • Colaborar no desenvolvimento das competências digitais e de informação dos alunos;

  • Contribuir para uma ocupação plena e útil dos tempos escolares;

  • Proporcionar aos alunos o acesso aos recursos locais, regionais, nacionais e globais;

  • Promover a liberdade intelectual e o acesso à informação como elementos essenciais à construção de uma cidadania responsável e participativa.