Objetivos:
Promover o gosto pela leitura e pela ilustração através do contacto direto com autores e artistas.
Estimular a criatividade, a expressão oral e escrita, através da interação com profissionais da área literária.
Valorizar o trabalho dos escritores, ilustradores e contadores de histórias, reconhecendo a importância da literatura e das artes na formação pessoal.
Fomentar o hábito da leitura e o interesse pelas artes narrativas, fortalecendo a ligação dos alunos ao mundo dos livros.
Descrição:
A atividade convida escritores, ilustradores e contadores de histórias a partilharem um dia especial com os alunos. Durante este encontro, os convidados apresentam o seu trabalho, falam sobre as suas inspirações e partilham o seu percurso profissional, criando momentos de conversa, oficinas criativas e sessões de perguntas e respostas. Será também possibilitada a compra de obras dos autores convidados, oferecendo aos alunos a oportunidade de obter autógrafos e viver uma experiência mais próxima e significativa com o universo literário e artístico.
Destinatários:
Crianças/Alunos do pré-escolar ao 9.º ano de escolaridade.
Parceiros:
Editoras e Livreiros
E se as letras dessem nome a planetas de um sistema solar que estamos quase a conhecer? Será que gostarias de embarcar numa viagem muito especial e descobri-los? Estamos quase de partida com dois amigos, que vão conhecer o alfabeto de a a Z por caminhos secretos.
Esta é uma história comovente e divertida, contada em lengalenga, sobre o dono de uma loja que vendia de tudo. Um dia, triste por não ser valorizado, o Sr. Loisas foge e toda a população tenta encontrá-lo. Um livro ternurento sobre o valor das coisas simples como forma de encontrar a felicidade.
Este livro é sobre as crianças com deficiência, que, independentemente da patologia, apresentam muitas características idênticas. Vamos respeitar e falar sobre as diferenças, vamos falar de como podemos ajudar o outro, vamos falar de empatia, vamos falar das várias formas de comunicação, vamos falar de como podemos ultrapassar as dificuldades. Acredito que, só assim, este tema deixará de ser tabu.
"É dia de festa! O Samu faz seis anos! Quando acorda, ele repara que algo de estranho está a acontecer, algo que só ele consegue ver..."
É assim a história que a autora Joana Cordeiro irá contar aos grupos/turmas sobre o Samu, uma criança com dificuldades na comunicação e que tem uma forma especial de interpretar o que o rodeia.
Daniel Completo e José Fanha, juntaram-se para cantar a música do Zeca com crianças e dar-lhes a conhecer alguma da poesia que o acompanhava antes e depois do 25 de Abril.
Assim nasce Ailé, Ailé - Zeca cantado e contado - um livro/disco e um espectáculo que pretendem constituir-se como instrumento para a aprendizagem e a festa que necessariamente tem de a envolver.
A escritora irá interagir com as crianças, apresentando a sua obra literária "O avental da minha avó". A sessão está organizada em 3 momentos, primeiro apresentação da autora e contextualização da obra; segundo mediação da leitura da história pela autora; e por fim, espaço para perguntas e sessão de autógrafos.
Também se proporcionará uma exposição física e nas nossas redes sociais, intitulada de “Avós, netos e objetos”, que consiste numa mostra de objetos que ligam as crianças aos seus avós e a pequena história dessa relação.
Oficina de Poesia cromática/plástica/sensorial e Flores Silvestres de Portugal.
O que acontece se nós formos abelhas e levarmos cores de flor em flor? A partir da leitura do livro e de uma instalação sensorial, os participantes serão como Babai, jardineiros e ao mesmo tempo abelhas polinizadoras/criadoras de novas espécies de plantas.
As Bibliotecas AEMafra estabeleceram parceria com a Universidade Sénior de Mafra para concretizar a iniciativa "Os avós vão contar histórias às escolas!", que surge no âmbito da disciplina "Tertúlia... quem conta um conto" lecionada nessa instituição.
"Vigo aguarda o regresso da sua fêmea, quando uma foca-leopardo se aproxima e o surpreende. Está faminta, pronta para devorar de uma vez aquele pinguim. Aflito, na angústia de deixar congelar o ovinho que acarinhou e protegeu até ao momento, Vigo enche-se de coragem e propõe uma solução à maior predadora da Antártida".
Marta Soares (2024)
Joana Cordeiro (2024)
USEMA (2024)
Luísa Sobral (2023)
Ana Stilwell (2022)
Clara Cunha (2021)
Lara Xavier (2020)
Marina Palácio (2019)
Luísa Ducla Soares (2019)
Nuno Caravela (2018)
Richard Towers (2017)
Cláudia Pinto Praça (2016)
José Carlos Completo (2016)
Daniel Completo (2015)
Pedro Salvador Mendes (2014)
Susana Cardoso Ferreira (2014)
Rui Sousa (2013)
António Mota (2012)
José Fanha (2011)
Margarida Fonseca Santos (2010)