Com o intuito de incentivar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia, as bibliotecas dinamizam o Concurso de Poesia FAÇA LÁ UM POEMA EM FELGUEIRAS em parceria com a Rede de Bibliotecas de Felgueiras. Desta forma, pretende-se fomentar e consolidar hábitos de leitura e de escrita, assim como estimular o gosto por manifestações artísticas e também promover a relação e envolvimento da Biblioteca e da Escola com a comunidade educativa.
1. O Concurso Faça lá um Poema destina-se a premiar poemas escritos por crianças/alunos dos seguintes níveis educativos do AE da Lixa:
Pré-escolar (com o apoio das Educadoras de Infância);
1.º Ciclo do Ensino Básico;
2.º Ciclo do Ensino Básico;
3.º Ciclo do Ensino Básico;
Ensino Secundário.
2. A participação no concurso é individual ou coletiva (pares, pequenos grupos, turma, ano escolar ou escola).
3. Os poemas devem ser inéditos e subordinados ao tema "Ambiente", no contexto das áreas temáticas designadas pela ONU para o ano de 2026:
— Ano Internacional do Voluntariado para o Desenvolvimento Sustentável (proclamado para celebrar e reforçar o papel dos voluntários como agentes de mudança na concretização da Agenda 2030);
— Ano Internacional das Pastagens e dos Pastores (centrado na sensibilização para a gestão sustentável das terras de pastagem e para o papel vital dos pastores na segurança alimentar e na conservação dos ecossistemas);
— Ano Internacional da Mulher Agricultora (estabelecido para reconhecer e capacitar o papel fundamental das mulheres nos sistemas agroalimentares globais e para enfrentar as desigualdades de género no setor).
3.1. Os poemas devem ser de autoria própria, não sendo admitidos textos copiados ou gerados por inteligência artificial (IA).
4. Os concorrentes devem identificar devidamente os poemas (nome completo do(s) autor(es) do poema, ano de escolaridade/turma e escola) e enviá-lo(s) por e-mail para o endereço eletrónico bibliotecas@aelixa.pt, até 20 de março de 2026.
5. O júri selecionará os 5 melhores poemas, 1 por cada nível de ensino, tendo em conta a correção formal da escrita, riqueza de conteúdo e criatividade do tema e do estilo.
6. Os poemas selecionados/vencedores do agrupamento serão incluídos no livro digital, a divulgar no dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro, nos sítios da RBF e das escolas.
7. Todos os participantes receberão um certificado e os vencedores, um prémio.