Projeto Promoção e Educação para a Saúde AELdF
O AELdF tem tido a preocupação de dinamizar várias ações de prevenção dos perigos da internet, promovendo o uso correto das TIC através da sensibilização para uma utilização segura, responsável e crítica da internet. São implementadas ações junto dos alunos dos vários níveis de ensino sobre o cyberbullyng, a exposição excessiva, a desinformação e os crimes digitais, reforçando a importância do respeito, da cidadania digital e da proteção dos dados pessoais visando uma net + ética.
Existe uma articulação com o programa Proliteracias, dinamizado pela Biblioteca Escolar, que pretende desenvolver competências de literacia da informação e dos media nos alunos, preparando-os para um uso crítico, ético e responsável dos meios digitais. Através de metodologias ativas e da colaboração entre a biblioteca escolar e os professores, promove-se a análise crítica da informação, a segurança digital e a participação cívica no ambiente online. (cf https://lereumrisco.pt/diario-digital-proliteracias/ ).
A Política de Segurança Digital consiste num conjunto de orientações e regras definidas pela escola para promover o uso seguro, responsável e ético das tecnologias digitais por alunos, pessoal docente e não docente e demais membros da comunidade educativa, que interagem com o ambiente escolar. Inclui medidas de proteção de dados, prevenção de riscos online e promoção de comportamentos digitais adequados.