Tempo para Ler e Pensar! 

2º e 3º ciclos

As atividades Tempo para Ler e Pensar! integram-se nos Clubes de Leitura que já eram dinamizados pela biblioteca escolar em articulação com Português e Cidadania e Desenvolvimento, desde o ano letivo transato.

1º Período

Na Biblioteca Escolar

No primeiro período foram dinamizadas sessões dos Clubes de Leitura, com as turmas do 2º ciclo. 

CLE | Comemoração do MIBE

As primeiras cinco sessões decorreram no âmbito da comemoração do MIBE | Mês Internacional das bibliotecas escolares com a temática “ Ler para a paz e harmonia globais”, em articulação com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, envolveram 118 alunos e 3 docentes.

As sessões iniciaram-se com a audição do conto Guerra e Paz de Alexandre Honrado, seguidas de uma reflexão sobre a temática e depois pela leitura coletiva do poema Todas as Crianças da Terra de Sidónio Muralha. Esta leitura foi feita a partir de pequenos cartões com as estrofes do poema que foram distribuídos aos alunos e pela projeção dos mesmos na tela. Abaixo é possível consultar a apresentação que foi criada para apoiar a atividade.

Na continuidade destas sessões, em sala de aula, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos ilustraram e partilharam, posteriormente, os seus trabalho nas árvore/expositor da biblioteca escolar.

CLE | Comemoração do Natal

As cinco outras sessōes tiveram como tema o Natal e a Solidariedade e decorreram em articulação com as disciplinas de Português e Cidadania e Desenvolvimento, envolvendo 5 docentes e 118 alunos do 5º ano.

Foi feita a leitura a pares da história Pássaros de Lata de José Fanha, seguida de uma reflexão sobre a sua mensagem. 

De seguida, os alunos foram desafiados para participarem num atelier prático com recurso à escrita e ilustração. Criaram a sua árvore dos sonhos e guardaram-na, na respetiva "caixinha dos sonhos".

A árvore dos Sonhos

Escrita e ilustração

Caixinha para guardar esses sonhos

Ficha da atividade de escrita e ilustração

2º Período

Na Sala de Aula

LEITURAS QUE SE ENTRECRUZAM   | 2ª edição

É uma atividade de escola, realizada em articulação com a Biblioteca Escolar e que permite a leitura e reflexão sobre textos de variadas tipologias relacionadas com as várias áreas disciplinares. Participam a totalidade dos alunos da escola (650 alunos) em todas as áreas disciplinares que promovem a atividade.

Esta atividade envolve as áreas disciplinares que, durante uma semana, trabalham os textos escolhidos em sede de Departamento, por ano de escolaridade/ciclo e que depois serão alvo dos jogos do Interturmas da Leitura promovidos pela biblioteca escolar, com recurso a suporte digital. 

Português | 2º ciclo

História | 7º ano

Lenda da Europa

Na Biblioteca Escolar

INTERTURMAS DA LEITURA  | 2ª edição

Decorrente da atividade anterior, o concurso Interturmas da Leitura promove a compreensão leitora, valorizando as leituras e aprendizagens realizadas em sala de aula. 

Decorreu nos dias 02 e 03 de março, integrada na comemoração da Semana da Leitura com a participação de 3 alunos representantes de cada turma, totalizando 84 alunos. Os jogos realizam-se por ano de escolaridade, mediante calendarização e divulgação prévia.

Três alunos representantes de cada turma

Jogos em suporte Digital

Entrega do certificado de participação

Regulamento e certificado 

Jogos do Interturmas da Leitura

3º Período

Na Biblioteca Escolar

No terceiro período foram dinamizadas sessões dos Clubes de Leitura, com as turmas do 2º e 3º ciclos.

2º ciclo 

Foram dinamizadas 12 sessões, envolvendo a totalidade dos alunos do 2º ciclo (288 alunos) e 5 docentes de português.

A partir da leitura partilhada de parte da obra de Luís Sepúlveda "História de uma Gato e de um Rato que se tornaram amigos" foi feita a exploração da temática da amizade. 

Nas sessões com as turmas de 5º ano (118 alunos) foi também lido e explorado um texto informativo (notícia) e nas sessões de 6º ano (170 alunos) foi explorado um texto expositivo (verbete de enciclopédia) sobre a temática dos gatos, com o objetivo de comparar as características e intencionalidade comunicativa destes géneros, numa articulação com a disciplina de português e como motivação e ponto de partida para a oficina de escrita criativa que se se seguiu.

Fichas da atividade do 5º ano 

Os textos criados foram, posteriormente, editados pelos alunos num recurso digital e as ilustrações aperfeiçoadas na aula de Educação Visual.

Fichas da atividade do 6º ano

Recurso digital, colaborativo, criado no Padlet com todas as turmas de 6º ano, no âmbito da atividade de escrita criativa, em articulação com Português e E.V. O trabalho foi realizado a pares.

Desenhos criados em E.V. para ilustrar a enciclopédia dos animais inventados na biblioteca em articulação com Português.

3º ciclo

Foram dinamizadas sessões dos clubes de leitura com sete turmas de 3º ciclo (182 alunos), cuja temática foi a Literatura do Fantástico e que serviu de ponto de partida para o lançamento do concurso de escrita de um conto fantástico que teve inicio na semana da leitura. Duas dessas sessões contaram com a presença do autor das Crónicas Tellargya, o escritor Helder Martins, antigo aluno da nossa escola, envolvendo 47 alunos e duas professoras. No concurso de escrita, participaram 54 alunos.

Nas restantes sessões foi feita a leitura partilhada de capítulos das obras "O Fantasma de Canterville" e " Aventuras de João Sem Medo" e identificadas as características deste género literário, numa articulação com a disciplina de português e como motivação para a escrita do conto.

Divulgação dos resultados do concurso de escrita.

Outras atividades para Ler e Pensar!  

Leitura & e Ilustração

A partir da Leitura de excertos das obras do autor das Crónicas Tellargya, nosso convidado na Semana da Leitura, foi lançado um concurso de ilustração, em articulação com o Clube ANIME.

Este clube funcionou durante o ano letivo, na biblioteca escolar, dinamizado por uma docente de Educação Visual e proporcionou aos alunos um reforço da motivação para o seu desenvolvimento pessoal e cultural.


Ao lado, uma das ilustrações vencedoras do concurso MONSTROS E DRAGÔES. 

Ilustração da autoria de uma aluna do 6ºB.



Articulação de atividades de promoção do livros e da leitura com a Biblioteca Municipal da Moita

No mês de dezembro, os alunos do 5ºC e do 5º E participaram numa sessão de promoção da obra O Vendedor de Fósforos com a sua autora, Fátima effe. Uma atividade dinamizada em parceria com a Biblioteca Municipal da Moita que envolveu 52 alunos e dois professores. A atividade permitiu a mobilização de conhecimentos de português, no que ao texto dramático diz respeito e permitiu uma reflexão sobre os valores humanos implícitos à época natalícia.

No âmbito das comemorações do Aniversário da Biblioteca Municipal da Moita, as turmas 9º C e 9º D, num total de 47 alunos e 4 professores participaram na sessão de promoção da leitura " Diogo Piçarra em Pessoa",  numa articulação com a obra de Fernando Pessoa, trabalhada em sala de aula pelos alunos. Uma forma diferente de "Ler e Pensar", sentir e cantar o autor pela voz do artista Diogo Piçarra. 

Apresentação da obra Rosinha e a Manta de Retalhos, de uma autora local Dores nascimento, na nossa biblioteca escolar.  

As ilustrações da obra são de autoria de Alexandre Carvalho, Margarida Sardinha e Catarina Carvalho nossos antigos alunos e que também participaram na apresentação. Esta envolveu quatro turmas do 3º ciclo, duas de 8º ano e duas de 9º ano, num total de 90 alunos e quatro docentes.

Articulação da leitura com as áreas disciplinares de Português, História, Físico-Química e Matemática em oficinas de escrita, trabalho prático e jogos dinamizados pela equipa da biblioteca escolar. 

Nº de sessões realizadas| 44

Envolvendo  13 professores e a totalidade dos alunos, 650. Algumas das turmas participaram em mais do que uma sessão, totalizando 1012 participantes. 

Oficinas de Português


Estas atividade tiveram como objetivos o treino e aperfeiçoamento da escrita, desenvolvimento da criatividade e imaginação, a utilização das TIC pelos alunos enquanto produtores de conteúdo e utilizadores de  ferramentas de partilha e trabalho colaborativo. 

A proposta partiu sempre da leitura de textos ou excertos de autores e que serviram de ponto de partida, modelo e desbloqueador da escrita. 

As oficinas foram pensadas com o objetivo dos alunos criarem  texto narrativo, num primeiro momento a escrita foi feita no papel e depois editada em formato digital, em documentos colaborativos (Google docs, Padlet, Google slides)  e o aperfeiçoamento da escrita foi feito em grande grupo. 

Oficinas de História

Nº de sessões realizadas| 12

Envolvendo 11 professores e 277 alunos.

Atividades desenvolvida em trabalho de grupo alargado (quatro /cinco alunos), partindo da leitura e de uma visita virtual a um museu, os alunos foram desafiados para a escrita criativa articulando diretamente com as aprendizagens essenciais da disciplina de História: 6º ano A) Uma Viagem no Coche Triunfal –Oceanos; - B) Participei na Embaixada de D. João V a Roma.  8º ano A) Visitei o Museu da Marinha e gostei de… B) Vivi no tempo dos Descobrimentos portugueses e fui tripulante numa caravela, na costa ocidental africana; - 9.º ano A) Visitei o Museu Militar e gostei de...;B) Fui um soldado português e participei na I Guerra Mundial.

Pretendeu-se, ainda,  suscitar nos alunos o interesse pelas visitas aos museus; motivar os alunos para veicular na família/comunidade o interesse pela Museologia (dimensão social e científica); articular o papel vivo dos museus, enquanto comunicadores culturais da memória preservada, apoiados em documentação e interpretação da cultura material. 

Nº de sessões realizadas| 13

Envolvendo 6 professores e 299 alunos.

Oficinas de Físico- Química

Desenvolveram-se três atividades lúdico-pedagógicas diferentes, duas no âmbito da disciplina de Físico-Química (7º ano- Construção de um Mobile do Sistema Solar e 8º ano - Puzzle de iões) e a outra no âmbito da disciplina de Ciências Naturais (Jogo da glória da alimentação saudável). Foi feita a articulação em tempo útil com a lecionação dos conteúdos das disciplinas envolvidas.

Um dos objetivos em todas as atividades foi o de promover as aprendizagens dos alunos através da socialização por partilha e manuseamento de materiais.



Oficinas de Matemática

Também estas oficinas tiveram como objetivo promover a articulação com os conteúdos disciplinares de matemática, através da leitura, interpretação de desafios, promovendo as aprendizagens dos alunos através da socialização por partilha e manuseamento de materiais.

Nº de sessões realizadas| 5

Envolvendo 4 professores e 118  alunos.