ESCOLA  A  LER

DOSSIER TÉCNICO-PEDAGÓGICO

Plano integrado para a recuperação das aprendizagens dos alunos dos ensinos básico e secundário

Enquadramento

"A ação «Escola a ler», da responsabilidade da Rede de Bibliotecas Escolares, do Plano Nacional de Leitura 2027 e da Direção-Geral de Educação, resulta da agregação das propostas da RBE e do PNL2027, respeitantes à ação Escola a ler, integrada no Plano Escola + 21| 23. Esta iniciativa, que será implementada entre 03/01/2022 e 31/07/2023, visa trabalhar a leitura e constituir uma rede colaborativa de trabalho e partilha, no âmbito desta medida.

As estratégias subjacentes à «Escola a ler» visam criar as condições para que, nas escolas, os alunos trabalhem a leitura de forma sistemática, estruturada e diversificada, pois só assim se consegue fomentar o gosto pelo livro e pelo saber. Pretende-se garantir uma resposta à diversidade de leitores e de interesses, bem como a dinamização de atividades de leitura e escrita, de forma organizada, com a biblioteca escolar. Nesse sentido, é necessário propor aos docentes, metodologias de trabalho que favoreçam a leitura em contextos formais e informais, bem como divulgar práticas, que possam ser replicadas noutras escolas."

In Ofício: Inscrição na ação «Escola a Ler»
escola a ler_ indicações.pptx

No ano letivo transato, o nosso Agrupamento integrou a ação «Escola a ler», da responsabilidade da Rede de Bibliotecas Escolares, do Plano Nacional de Leitura 2027 e da Direção-Geral de Educação. Esta resulta da agregação de todas as propostas respeitantes à ação Escola a ler, integrada no Plano Escola + 21|23 e visa trabalhar a leitura de forma sistemática, estruturada e diversificada e constituir uma rede colaborativa de trabalho e partilha, no âmbito desta medida. 

De entre as seis atividades propostas, as escolas tiveram de  selecionar três ou mais, que se adequassem ao seu contexto. As nossas escolas encontram-se a dinamizar as seguintes: Leitura orientada; Tempo para ler e pensar!; Vou levar-te comigo!; Livr’ à mão. 

A divulgação, organização e monitorização destas atividades é feita por uma equipa, nomeada pelo Diretor. A consecução das atividades pelos docentes com as suas turmas, deve ficar registada como evidência a integrar o dossier digital que tem de ser elaborado ao longo do ano letivo e será apresentado no final do mesmo.

A equipa de monitorização desta ação é constituída por:

Coordenadora | Professora Bibliotecária | Fernanda Cravo — 2 horas

Professora Bibliotecária | Vera Vaz — 2 horas

Docente de Inglês | Paula Figueira — 1 hora

Docente de 1º ciclo | Matilde Frade — 2 horas 

Docente de 1º ciclo | Isabel Soares — 1 hora