Biodiversidade

Biodiversidade, ou diversidade biológica, pode ser definida como a variabilidade entre os seres vivos de todas as origens, a terrestre, a marinha e outros ecossistemas aquáticos, e os complexos ecológicos dos quais fazem parte. 

Essa variabilidade aparece apenas como resultado da natureza em si, sem sofrer intervenção humana. 

Assim, ela pode variar de acordo com as diferentes regiões ecológicas. 

Refere-se, portanto, à variedade de vida no planeta Terra, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies, a variedade de espécies da Flora, da fauna, de fungos microscópicos e de micro-organismos.

Plantas

Animais

Manta Morta

As plantas constituem um vasto conjunto de organismos eucariontes multicelulares, predominantemente fotoautotróficos, contendo células que, em geral, incluem um ou mais cloroplastos (organelos especializados na produção de material orgânico a partir de compostos inorgânicos e energia solar). 

 Os animais são seres vivos pluricelulares, eucariontes, heterotróficos, cujas células formam tecidos biológicos, com capacidade de responder ao ambiente.

Os fungos são seres heterotróficos decompositores, porque se alimentam a partir de matéria orgânica, que transformam em matéria mineral, a qual devolvem ao ambiente. 

A manta morta é a camada formada pela deposição dos restos das plantas e a acumulação de matéria orgânica em diferentes estados de decomposição que reveste superficialmente o solo que é a principal via de reciclagem da matéria orgânica. 

Adaptado de:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Biodiversidade 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Plantae 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Serrapilheira 

Ribeiro, N.; Cavadas, B.; e Sousa, B. (2022). ADN 8. Lisboa: Asa.

Armindo, n.º3, 8.ºI