Sucessão ecológica

Afloramentos rochosos

Uma sucessão ecológica é o conjunto de alterações que ocorrem nas comunidades de um ecossistema.

Nos locais inicialmente desprovidos de vida pode ocorrer uma sucessão ecológica primária a qual, geralmente, se instala num afloramento rochoso recém-formado.

Musgos

Os musgos (juntamente com os líquenes) são das primeiras espécies de seres vivos a instalar-se numa sucessão ecológica primária, fazendo parte da comunidade pioneira (comunidade pouco diversificada que é a primeira a instalar-se num processo de sucessão ecológica).

Vegetaçao herbácea

As ervas (vegetação herbácea) fazem parte de todas as etapas de uma sucessão ecológica, começando a instalar-se na comunidade pioneira e predominando, juntamente com os arbustos, nas primeiras comunidades intermédias (comunidades com maior diversidade do que a comunidade pioneira e menor diversidade do que a comunidade clímax). 

Vegetaçao arbórea

A comunidade clímax de um ecossistema é a última a instalar-se durante um processo de sucessão ecológica e é constituída por árvores de diferentes espécies, dimensões e idades, que permitem a instalação de mais seres vivos. A biodiversidade desta comunidade é mais elevada do que as comunidades anteriores (comunidade pioneira e comunidades intermédias).

Adaptado de:

Ribeiro, N.; Cavadas, B.; e Sousa, B. (2022). ADN 8. Lisboa: Asa.

Mafalda, n.13, 8.ºI