Ciclos de matéria

Ciclo da Água

O ciclo da água representa a troca contínua de água entre os diferentes subsistemas terrestres (hidrosfera, atmosfera, geosfera e biosfera).

Os principais processos envolvidos no ciclo da água são: evaporação, condensação, precipitação, escorrência (superficial e subterrânea), infiltração, absorção, ingestão, transpiração e evapotranspiração.

O Rio Cáster, ilustrado na foto, é um exemplo do processo de escorrência superficial, pois ocorre o movimento de água, no estado líquido, escorrendo à superfície da Terra através do leito do rio.

Ciclo do Carbono

O ciclo do carbono representa a troca contínua de carbono entre a atmosfera, a geosfera e a biosfera.

Os principais processos envolvidos no ciclo do carbono são: ingestão, fotossíntese, respiração, decomposição, fossilização, combustão e vulcanismo.

As plantas, ilustradas na foto, intervêm nos processos de fotossíntese (através do qual captam dióxido de carbono da atmosfera e produzem matéria orgânica, contendo carbono), ingestão (quando servem de alimento a outros seres vivos que assim obtêm carbono contido na matéria orgânica da planta), respiração (através do qual libertam dióxido de carbono para a atmosfera) e combustão (quando são queimadas, na presença de oxigénio, libertando-se dióxido de carbono para a atmosfera).

Ciclo do Oxigénio

O ciclo do oxigénio representa a troca contínua de oxigénio entre a atmosfera, a geosfera, a hidrosfera e a biosfera.

Os principais processos envolvidos no ciclo do oxigénio são: fotossíntese, respiração, decomposição e combustão.

As plantas, ilustradas na foto, intervêm nos processos de fotossíntese (através do qual libertam oxigénio para a atmosfera, respiração (através do qual consomem oxigénio da atmosfera) e combustão (quando são queimadas, na presença de oxigénio, consumindo-se este gás).

Adaptado de:

Ribeiro, N.; Cavadas, B.; e Sousa, B. (2022). ADN 8. Lisboa: Asa.

Lara, n.º12, 8.ºI