Ações humanas que desequilibram os ecossistemas

Construções Humanas

As casas, pontes e outras construções são obras humanas que alteram os ecossistemas, introduzindo desequilíbrios nas teias alimentares e nos ciclos de matéria.

Poluição

A contaminação do meio ambiente, por exemplo, com produtos químicos que persistem nesse mesmo meio ambiente, pode originar bioacumulação (quando a substância se acumula dentro do ser vivo) e bioampliação (quando a substância vai aumentando a sua concentração de um nível trófico para o seguinte).

Tipo de agricultura

As práticas de agricultura intensiva, ao promoverem o cultivo de monoculturas, podem diminuir drasticamente a biodiversidade num determinado local.

Desflorestação

Quando as árvores e outras plantas são removidas de um ecossistema, as teias alimentares ficam desequilibradas e os ciclos de matéria sofrem alterações significativas.

Meios de Transporte

A utilização de transportes movidos à base de combustíveis fósseis contamina o meio ambiente (nomeadamente a atmosfera, contribuindo para as chuvas ácidas e para o aquecimento global do planeta) e introduz desequilíbrios, nomeadamente, nos ciclos do carbono e do oxigénio.

Adaptado de:

Ribeiro, N.; Cavadas, B.; e Sousa, B. (2022). ADN 8. Lisboa: Asa.

Micaela, n.º14, 8.ºI