Plano de Desenvolvimento Europeu

Com o Plano de Desenvolvimento Europeu pretende-se desenvolver um esforço de abertura internacional que visa melhorar a qualidade do serviço prestado e reforçar a dimensão europeia da educação, nos vários níveis de ensino, desde o ensino pré-escolar até ao ensino secundário, incrementado o conhecimento e o espírito crítico e sensibilizando os jovens e os agentes educativos para a diversidade e para o valor das culturas e das línguas europeias. O quadro de referência é o Perfil do aluno, recentemente publicado e assim como as competências do Sec. XXI.

O agrupamento considera importante fazer parte deste mundo global onde se valoriza a diversidade cultural, mas também um espírito europeu, permitindo mais tolerância e mais sabedoria tanto a nível individual como enquanto instituição.

O AEDAH pretende, com a participação em atividades internacionais, contribuir para que os principais desafios que a Europa enfrenta, e enfrentará nos próximos tempos, sejam superados de forma positiva.

Aspira a que os alunos, professores, técnicos operacionais e administrativos, pais e demais comunidade educativa beneficiem de experiências internacionais e estejam preparados para esta realidade e ofereçam a sua contribuição, de forma a promover uma Europa mais forte, coesa e solidária, onde o equilíbrio social e inclusão sejam possíveis

A missão do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques será assim a de prestação de serviços educativos à comunidade, educando, formando e apoiando jovens e adultos, não apenas em percursos conducentes ao prosseguimento de estudos, como também na inserção na vida ativa, numa cultura de afeto e responsabilização, em que cada aluno é um indivíduo.


Plano de Desenvolvimento Europeu.pdf