Estrutura externa e interna

SINOPSE

A ação representada a partir da "Sinopse" (p.8-11), que surge no início da obra, pode resumir-se da seguinte forma:

Manuel conta uma história em sucessivos "flashbacks", isto é, em sucessivas analepses para 13 anos antes, em 1488, e para a viagem de Pedro Álvares Cabral a caminho da Índia, depois de ter aportado ao Brasil (1500).

Manuel tem 14/15 anos e vive com a mãe em Massarelos, Porto, sendo ajudante de carpinteiro de naus na Ribeira.

O pai de Manuel partiu em 1500 como marinheiro de Bartolomeu Dias. Manuel e a mãe receiam pelo seu destino nos mares do Fim do Mundo para onde a frota se dirige.

Familiarizado com a vida no mar, já que sente a ausência de seu pai por este ter partido na frota de Bartolomeu Dias, tem um sonho revelador e premonitório em que o pai é atacado pelo Adamastor. Manuel enfrenta o monstro na tentativa de salvar o seu pai daquela ameaça e vence o monstro Adamastor: “ (…) eu salvei o meu pai! Bati-me no mar com a Avantesma e venci-a! Dei-lhe tantas pancadas e tantas facadas que afugentei o Demónio (…) ” (Idem, 28).

O sonho de Manuel acaba por concretizar-se meses depois, segundo as palavras do pai e após uma tempestade ao largo do Cabo das Tormentas: “ Por pouco morria eu ali! (…) Salvou-me o meu Anjo da Guarda…” (Idem, 33). Manuel, ao ouvir o relato do pai, lembra-se do seu sonho e revela: “ Assim aconteceu, o sonho que tive foi um sonho verdadeiro” (Idem, 37).


ESTRUTURA EXTERNA

A obra encontra-se organizada num só ato com 14 cenas.


ESTRUTURA INTERNA

Exposição (cena I), Conflito (cenas II - XIII) e Desenlace (cena XIV).